Os Vimaraneses deixaram escapar a vantagem e os arsenalistas rumam à Final Four.

Nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, o SC Braga recebeu o Vitória SC , num encontro a contar para os quartos de final daAllianz Cup. Os vitorianos entraram a vencer, mas deixaram escapar a vantagem na primeira parte. A 20 minutos do fim, os arsenalistas carimbaram a passagem às meias-finais, na marca dos 11 metros.

Os bracarenses, atuais campeões em título, iniciaram a partida com um aviso à baliza vitoriana, ao minuto cinco. Após Roger recuperar o esférico, Vítor Carvalho aproveitou o espaço à entrada da área e disparou tenso ao lado da baliza defendida por Charles.

A formação vimaranense não se deixou intimidar pela ofensiva braguista e na  primeira ocasião de perigo que criou, abriu o marcador. Tiago Silva projetou João Miguel Mendes pelo flanco esquerdo, que serviu Nuno Santos. O médio português aproveitou o espaço concedido pela defensiva arsenalista e rematou colocado ao ângulo mais distante.

Insatisfeitos com a vantagem de um golo, os conquistadores estiveram perto de alargar a vantagem, através do disparo de João Miguel Mendes a longa distância.

A vantagem madrugadora dos vitorianos durou 12 minutos. Na conversão de um pontapé de canto, Roberto Fernández simulou o remate, permitindo que o esférico atravessasse a defensiva vimaranense. Niakaté apareceu sozinho na pequena área e igualou a contagem.

O conjunto da cidade-Berço respondeu aos 27’ por intermédio de Nélson Oliveira. Kaio César libertou a bola para a quina da pequena área e o avançado português rematou tenso para defesa atenta de Matheus.

O decorrer da primeira metade ficou marcado pelo equilíbrio, com ambas as formações a conseguirem criar oportunidades, mas com abordagens diferentes. Os arsenalistas procuraram ter mais bola, saindo no ataque organizado, mas sem abdicar dos contragolpes protagonizados por Bruma e Roger Fernandes. Por outro lado, os conquistadores demonstraram-se mais objetivos, alcançando as zonas mais adiantadas do terreno com menos toques.

Os bracarenses estiveram perto de alcançaram a vantagem no final da primeira parte. Bruma lançou longo para Roger Fernandes, que fletiu para dentro, tirando dois adversários do caminho e disparou ao poste da baliza vitoriana.

No regresso dos balneários, Carlos Carvalhal lançou El Ouazzani e Zalazar, em detrimento de Roberto Fernández e Vitor Carvalho, respetivamente. Contudo, ainda insatisfeito com o rumo do confronto, o treinador dos Gverreios voltou a mexer ao minuto 59, optando pelas entradas de Gabri Martínez e André Horta, retirando Roger Fernandes e Ricardo Horta do terreno de jogo.

As alterações surtiram rápido efeito no encontro. Cinco minutos após a sua entrada, Gabri Martínez cruzou para a zona do segundo poste e El Ouazzani foi agarrado dentro da pequena área por Borevkovic, mas o árbitro mandou seguir o jogo.

O vídeo árbitro aconselhou Fábio Veríssimo a rever o lance que gerou algumas dúvidas. O árbitro português reconsiderou a sua decisão e assinalou grande penalidade a favor dos braguistas. Borevkovic não saiu ileso e viu o segundo amarelo e respetivo cartão vermelho, deixando os vimaranenses reduzidos a dez unidades.

Bruma assumiu a cobrança do penálti e Charles negou as intenções do extremo português. No entanto, o guardião vitoriano tirou os dois pés da linha de golo antes da cobrança, levando à repetição do lance. Novamente na marca dos 11 metros, Bruma partiu confiante e colocou os arsenalistas em vantagem, aos 75 minutos.

Gabri Martínez comprovou a aposta de Carvalhal e exibiu a sua capacidade para desequilibrar a defesa adversária, explorando a verticalidade. Ao passar do minuto 79 Gabri Martinez conquistou espaço pelo lado direito e após combinar com Zalazar, voltou a receber o esférico perto da baliza, mas acabou por desperdiçar.

Atrás no marcador e com menos uma unidade, os vitorianos arriscaram, mas foram os bracarenses que estiveram perto de fechar a partida, através da exploração da transição ofensiva. Perto do minuto 91, Bruma surgiu à entrada da área, e perante três adversários rematou para uma defesa apertada de Charles.

Desta forma, os bracarenses avançam para a final four e vão defrontar o SL Benfica, no dia 8 de janeiro, em Leiria. Por outro lado, os vimaranenses terminam o seu percurso na Allianz Cup. Com as atenções voltadas para a Liga Portugal Betclic, os conquistadores regressam a casa, para receber o Moreirense FC no próximo domingo, dia 3 de novembro, pelas 18:00. No mesmo horário, os arsenalistas visitam o FC Arouca.