Com duas equipas famintas por conquistar pontos e sair da linha de despromoção, apenas as famalicenses foram capazes de romper o ciclo de infortúnio.
Neste sábado, dia 16 de novembro, por volta das 15h realizou-se o embate entre FC Famalicão e Vilaverdense FC a contar para a 9ª jornada da Liga BPI, no Complexo Desportivo do Futebol Clube Famalicão. Desde o início do campeonato, as famalicenses somavam apenas uma vitória e as vilaverdenses, não tendo nenhum ponto conquistado perderam todos os jogos. Neste encontro, ambas as equipas pretendiam dar tudo para conquistar os três pontos, mas foi o Famalicão que saiu vitorioso.
Mal começou a partida, Diana Meriva assistiu Rita Dias que, da faixa direita do ataque partiu para dentro e rematou para o canto superior direito da baliza vilaverdense, inaugurando o marcador aos dois minutos. Nos primeiros 15 minutos, a partida foi totalmente controlada pelo Famalicão e notava-se que era apenas uma questão de tempo até voltarem a marcar.
Aos 18 minutos, foi assinalado um pontapé de canto para a equipa da casa batido por Rita Dias. Do lado esquerdo do ataque, a jogadora cruzou no segundo poste e Kleydiana Borges cabeceou, aumentando a vantagem no placar.
Aos 20 minutos, as famalicenses chegaram ao 3-0. Karol Cardozo rompeu pelo lado direito do ataque e colocou o esférico no segundo poste onde restou novamente Kleydiana Borges a encostar de cabeça.
No entanto, aos 33 minutos a formação de Carlos Roger Pinheiro conseguiu retaliar eficazmente, sendo este o segundo golo da equipa nesta edição daLiga BPI. Na sequência de uma perda de bola de Stefanía Ramos, Dulce Quintana tocou para Karol Mineira, que se encontrava muito próxima da baliza adversária e marcou um golo facilmente ao seu alcance. Assim, as vilaverdenses diminuíram a desvantagem para 3-1.
Após um quarto de hora mais equilibrado, aos 42 minutos o FC Famalicão chegou novamente ao golo, mas desta vez foi Mafalda Nunes. De pé esquerdo, a jogadora recebeu o esférico do livre batido por Karol Cardoso e rematou para a baliza de Irís Silva.
Já na segunda parte, aos 63 minutos, Kleydiana Borges chegou ao hat-trick. A camisola 50 encontrava-se sozinha perto do poste direito da baliza das vilaverdenses e Rita Dias recuperou a bola e entrou na área, assistindo o 5-1.
Os problemas defensivos do Vilaverdense FC tornaram-se cada vez mais evidentes quando no minuto 79, Victoria Pereira saiu pela direita e passou a Sara Coutinho que apenas teve de encostar a bola para o 6-1. Na última jogada deste encontro, aos 90+4 ainda houve tempo para o 7-1. Eva Sampaio passou em profundidade para Victoria Pereira, que tendo apenas a guarda-redes adversária à sua frente marcou o seu primeiro golo na Liga BPI.
Com este resultado, as famalicenses sobem à 9º posição na tabela classificativa com 6 pontos conquistados. O próximo encontro da formação de Rita Castro e Silva será frente ao Valadares Gaia no Estádio Dr. Jorge Sampaio. Esta partida será dia 11 de dezembro, por volta das 15h e contará para a 10ª jornada da Liga BPI.
Já as vilaverdenses, permanecem no 12º posto, com 0 pontos. O próximo confronto do Vilaverdense FC será contra o Sporting CP no Estádio Aurélio Pereira. Este embate está marcado para dia 22 de novembro, às 15h, para a 10ª jornada.