A seleção das quinas começou apática, mas na segunda parte tudo mudou.
Após a divisão de pontos contra a Escócia, no passado dia 15 de outubro, a equipa portuguesa precisava apenas de um empate, contra a Polónia, para garantir um lugar nos quartos de final da Liga das Nações. O conjunto de Roberto Martínez controlou o início da partida, mas os visitantes tiveram algumas oportunidades para se adiantar no marcador.
Logo aos 12’, Kiwior cruzou atrasado para Bartosz Bereszynski, que cabeceou à figura de Diogo Costa. Pouco tempo depois, após excelente passe de Nicola Zalewski, o número 18 dos polacos não marcou porque Nuno Mendes estava no sítio certo à hora certa.
Era notório que Portugal não se encontrava bem no encontro e Krzysztof Piatek, com um remate fora de área, voltou a provocar um susto aos portugueses. A melhor ocasião dos campeões europeus de 2016 viria a aparecer já perto do final do primeiro tempo. Rafael Leão tentou assistir Cristiano Ronaldo, mas o camisola cinco da Polónia tinha outras ideias, cortando o lance e impedindo males maiores.
Para a segunda parte, a equipa portuguesa necessitava de dar menos espaços ao conjunto de Michal Probierz e criar mais ocasiões de golo. Para colmatar essas dificuldades, Roberto Martínez lançou Vitinha para o lugar de João Neves, e com o ex-Porto em campo, tudo se tornou mais fácil.
Portugal tinha o total domínio da partida e, aos 59’, Rafael Leão desfez o nulo do marcador. O extremo do AC Milan fez uma ótima arrancada, combinou com Nuno Mendes e aproveitou o excelente cruzamento do lateral do PSG. Um contra-ataque que vem nos livros.
A 30 minutos do final, Kwior cometeu grande penalidade e Cristiano Ronaldo não desperdiçou a oportunidade para colocar o seu nome na história do jogo. Todavia, o show estava apenas no início. Bruno Fernandes, como é seu apanágio, marcou um golaço que levou o Estádio do Dragão ao total delírio. Muitos ainda festejam este tento, quando Pedro Neto fez o quarto do encontro, após um excelente passe do avançado do Al Nassr.
Os adeptos pediam mais um e Cristiano Ronaldo atendeu à solicitação. E que maneira de o fazer. Vitinha assistiu e, de bicicleta, o capitão da seleção das quinas colocou o esférico no fundo das redes, pela 910º vez na sua carreira.
Até então, em todos os encontros, da fase de grupos da Liga das Nações, que os lusos triunfaram, o adversário marcou. E hoje a história não foi diferente. O recém-entrado Nuno Tavares perdeu a bola em zona proibida e Dominik Marczuk não desperdiçou a oferta. 5-1 viria a ser o resultado final.
Com este desfecho e com a derrota da Croácia, Portugal, não só garantiu a presença nos quartos de final da Liga das Nações, como também assegurou o primeiro lugar do grupo 1. O próximo duelo da turma de Roberto Martínez é na segunda-feira, frente à Croácia, no Stadion Poljud (Split), às 19h45.