Voluntários, parceiros e líderes locais reuniram-se no Hotel Meliã para reforçar a missão de criar uma sociedade mais justa, sustentável e solidária.
No dia 23 de novembro, o Hotel Meliã foi palco da “Reunião Sementeira”, organizada pela REFOOD Braga. O evento, gratuito e aberto a todos, reuniu voluntários, parceiros e representantes locais com os objetivos de refletir sobre os resultados alcançados pelo núcleo de Braga, atrair novos voluntários e formar novas parcerias.
O evento teve início com uma apresentação musical de Maria João, no saxofone e vocais, acompanhada por José João na guitarra. Em seguida, Maria Alice Campos, Coordenadora Refood de Braga, abriu a sessão oficial com um agradecimento especial à representante do hotel, Cristina Magalhães. A representante ressaltou a importância do hotel como parceiro social: “faremos de tudo para estar ao lado da organização”.
Durante a reunião, foram realizados agradecimentos aos diversos parceiros e apoiantes da causa. Entre os destacados, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, elogiou a REFOOD pelo impacto do projeto na formação de hábitos saudáveis e sustentáveis entre os mais jovens. De seguida, deu-se palavra ao presidente da junta de Freguesia de S. Vicente, Daniel Pinto, que agradeceu o trabalho incansável dos voluntários. “Nós somos uma pequena parte diante do muito que vocês fazem pelos outros”, afirmou o presidente. O evento contou ainda com a presença de bombeiros voluntários de Braga e Vila Verde, representantes de outras juntas de freguesia e membros da comunicação social.
Após os agradecimentos, a coordenadora destacou que desde a fundação da organização, a 14 de fevereiro de 2015, a REFOOD Braga tem impactado a vida de centenas de famílias. Atualmente, o núcleo resgata entre 150 e 170 quilos de alimentos diariamente, que são transformados em mais de 7 mil refeições mensais. Tal é possível graças a uma rede de 20 fontes de alimento e ao trabalho dos voluntários que dedicam mais de 20 mil horas anuais.
A nível nacional, a organização tem 64 núcleos, 7.500 voluntários e beneficia 6.800 pessoas. Até outubro deste ano, a REFOOD Braga resgatou 36.815 quilos de alimentos e distribuiu 70.813 refeições para 336 beneficiários mensais, entre adultos e crianças.
Para terminar, deu-se a palavra ao Presidente Refood Nacional, Hunter Halder, onde deixou a seguinte mensagem: “apenas duas horas por semana são o suficiente para mudar a comunidade e o mundo”. Ao longo do evento, ocorreram diversas atividades com o público, um momento de esclarecimento de dúvidas e a atuação de um grupo musical da Universidade do Minho.
O evento terminou com um apelo de Maria Alice Campos ao público, relembrando a importância da participação ativa da comunidade para a continuidade deste projeto. Além disso, revelou os objetivos para o ano de 2024, destacando a importância na adquirição de um veículo de transporte de mercadorias, a angariação de mais voluntários e a construção de um novo espaço.
A reunião sementeira destacou o impacto da REFOOD Braga no combate ao desperdício alimentar e reforçou a importância da união comunitária. Com metas claras para 2024, a organização segue unindo esforços para construir uma sociedade mais sustentável e solidária.