A sede de vitórias famalicense foi finalmente sanada, após seis jogos sem vencer para o campeonato.

Neste domingo, dia 3 de novembro, realizou-se pelas 15:30h o embate entre as formações do AVS e do FC Famalicão. Este encontro tomou lugar no Estádio do Clube Desportivo das Aves e contou para a 10ª jornada da Liga Portugal Betclic. Apesar das dificuldades criadas pelo adversário, quem levou a melhor foi o clube minhoto.

Os famalicenses partiram para esta partida com o favoritismo do seu lado. O que é certo é a equipa da casa não deu uma tarefa fácil ao conjunto visitante que, mesmo assim, conseguiu sair de Vila das Aves com os três pontos.

Os caseiros mostraram desde cedo que estilo de jogo pretendiam implementar, conseguindo chegar à vantagem ao minuto 6. Babatunde Akinsola efetuou um passe curto para Vasco Lopes que aparecia à direita do ataque. O cabo-verdiano puxou para dentro e atirou em arco, fazendo o 1-0.

A resposta minhota apareceu de forma caricata aos 14 minutos. Óscar Aranda cobrou um livre, à esquerda do seu ataque, que tinha como direção a baliza de Ochoa. A bola ainda ressaltou na barreira subindo ligeiramente a sua trajetória, mas sem qualquer mudança de direção. O guardião mexicano ficou batido de forma pouco habitual devido ao sol que se fazia ver na direção da sua baliza.

Ainda no embalo do primeiro golo surgiu o segundo dos forasteiros apenas três minutos depois. Rochinha rematou, mas a sua tentativa foi bloqueada pelo defesa. O esférico ainda sobrou para Gil Dias, que somente teve que encostar para consumar a cambalhota no marcador.

Aos 26 minutos a bola voltou a ser introduzida na baliza dos caseiros. Óscar Aranda isolou Gil Dias que, no cara a cara com Ochoa, passou para Rafa Soares. O lateral rematou para a baliza deserta, mas estava em posição irregular.

À passagem da meia-hora de jogo as contas voltaram a ser igualadas. Vasco Lopes fez um cruzamento cirúrgico para o coração da área, onde apareceu Babatunde Akinsola. Desta vez trocaram-se os papeis e foi mesmo o nigeriano que cabeceou para o 2-2.

Na segunda metade, à semelhança da primeira, o ritmo de jogo voltou a todo o gás. Aos 55 minutos, Lucas Piazón ganhou a sobra e atirou de primeira ao ângulo superior direito da baliza de Zlobin. O russo voou e conseguiu fazer uma enorme intervenção que travou o tiro do médio brasileiro.

No minuto seguinte apareceu a resposta em peso da turma de Armando Evangelista. Gil Dias surgiu pela direita do seu ataque em grande velocidade e, ao chegar à entrada da área, rematou em arco. O português teve mira a mais e acertou no poste. O esférico ainda sobrou para Zaydou Youssouf, que tinha a tarefa facilitada, mas o 28 dos famalicenses enviou o esférico muito por cima do alvo.

A ameaça foi apenas um presságio para o que viria a acontecer mais tarde na partida. Ao minuto 77, Lucas Calegari encontrou Gil Dias por entre a defensiva adversária e colocou a redondinha no 23. O próprio virou-se de imediato para a baliza e, ainda fora da área, aplicou um tiro que acertou com excelência no alvo.

O resultado podia ainda ter sido dilatado por duas vezes, mas Ochoa fez do seu corpo uma verdadeira fortaleza intransponível. Ao minuto 79, Rafa Soares passou para Gustavo Sá que atirou para defesa do mexicano.  Dez minutos depois foi a vez de Tom van de Looi rematar uma verdadeira bomba que explodiu nas luvas do guardião, que protagonizou mais uma enorme intervenção.

Luís Godinho apitou para o final do encontro com o placar fixado em 2-3. Com este resultado, os minhotos sobem à 7ª posição da tabela classificativa, com 16 pontos conquistados.

O próximo duelo dos famalicenses será contra o FC Arouca. Esta partida está marcada para as 18h do dia 9 de novembro. Este embate realizar-se-á no Estádio Municipal de Famalicão e contará para a 11ª jornada da Liga Portugal Betclic.