A aguardada segunda temporada de Arcane chegou à Netflix e, como esperado, manteve o seu altíssimo nível da produção. Para além de continuar a impressionar com a sua estética visual, também reafirma o papel vital da música como um elemento de construção de narrativas e emoções.
A trilha sonora de Arcane é muito mais do que um mero acompanhamento musical, sendo usada para intensificar cenas de ação, dinâmicas entre personagens e conflitos internos. Composta por 22 faixas, a trilha sonora inclui artistas renomados como Mike Shinoda, Woodkid, Stromae e Twenty One Pilots, além de colaborações inusitadas como Ashnikko, Stray Kids e d4vd.
Através de vários géneros, desde o trap e rock alternativo, até ao pop e música clássica, cada faixa consegue captar de forma irrepreensível a complexidade desta série. Músicas como “Heavy Is the Crown” de Mike Shinoda e “To Ashes and Blood” de Woodkid capturam perfeitamente a grandiosidade do mundo de Arcane. O mesmo acontece com a faixa “Come Play”, uma entrega poderosa dos Stray Kids, juntamente com Young Miko e Tom Morello.
Já as músicas “Wasteland” de Royal & The Serpent e “I Can’t Hear It Now” de Freya Ridings transmitem sentimentos de melancolia, perda e vulnerabilidade. Ambas as músicas tocam durante cenas que não serão facilmente esquecidas pelos fãs.
“Remember Me” de d4vd é, sem dúvida, uma das músicas mais marcantes desta temporada, por ser tocada durante uma das narrativas mais trágicas da série. Carrega, portanto, muita carga emocional, através principalmente da sua construção lenta e comovente e da letra, que canaliza o desejo de ser lembrado.
Por outro lado, “Paint the Town Blue” da Ashnikko, é uma das músicas mais eletrizantes da trilha sonora, que intensifica sentimentos de resistência, caos e raiva entre Piltover e Zaun, centrados na personagem Jinx. Arcane consegue não só construir esta tensão, mas também oferecer clareza ao espectador do estado de espírito dos personagens.
A faixa “La meilleure ennemie”, de Stromae e Pomme, fala sobre a coexistência de dois sentimentos humanos opostos: amor e ódio. É definitivamente uma música que caracteriza de forma impecável a série no seu todo, tendo sido muito bem conseguida.
Esta trilha sonora é um convite irresistível para te aventurares neste mundo visualmente deslumbrante e musicalmente profundo que é Arcane. Cria uma experiência imersiva, tornando cada cena ainda mais rica e emocionante.
Cada faixa é um pedaço vital da história, e quem a ouvir sentirá a necessidade de explorar as dinâmicas presentes nesta série. Se és fã de boas histórias acompanhadas de uma trilha sonora que eleva a experiência a um nível épico e cinemático, a segunda temporada de Arcane é uma produção que não podes perder.
Álbum: Arcane League of Legends: Season 2 (Soundtrack from the Animated Series)
Artistas: Vários Artistas
Gravadora: Riot Games
Lançamento: 11 de novembro de 2024