Depois de três vitórias seguidas para o campeonato, os minhotos são surpreendidos pelos académicos de Espinho.
Nesta sexta-feira, às 16h, o Voleibol Clube de Viana recebeu o AA Espinho, para um confronto a contar para a quinta jornada da Liga Una Seguros. Partida esta que ditava uma disputa por um lugar nos primeiros cinco classificados do campeonato. Foi um jogo cheio de emoção, mas os vencedores finais acabaram por ser os visitantes.
O VC Viana começou o primeiro set com empenho na partida e pontuou, de início, por duas vezes seguidas. Este começo não impediu a equipa de Espinho de dar a volta ao resultado logo a seguir com uma série de cinco pontos. Esta mudança drástica do paradigma fez com que os marujos não conseguissem recuperar a sua forma inicial.
Os académicos estiveram sempre à frente do marcador, conseguindo uma segunda sequência de cinco pontos. Nesse momento o set estava 19-8 para a equipa visitante, reflexo da sua dominância na partida. O primeiro set acabou por ir para a equipa académica, que venceu por 25-12.
O segundo set não foi diferente, a equipa treinada por Miguel Maia desbloqueou o marcador e, desde aí, ficou sempre em vantagem. Os vianenses ainda conseguiram igualar o resultado algumas vezes e fazer frente aos académicos com um jogo mais renhido que, para tristeza dos adeptos da casa, acabou por não ser o suficiente para empatar o placar. Este set terminou 25-20 para a equipa de Espinho.
No último set da partida, o jogo voltou aos moldes iniciais e o VC Viana, apesar da necessidade, não conseguiu surpreender e bater de frente com a equipa que este ano ainda não conseguiu vencer. Foi notável a superioridade da equipa visitante nos dois últimos sets, o que pode ter influenciado a estagnação da equipa minhota. O terceiro set fechou em 25-13 para a equipa vencedora, o AA Espinho.
Com este resultado, o VC Viana desceu para o sexto lugar do campeonato. No dia 3 de novembro, às 18h, os minhotos vão a Lisboa defrontar o líder do campeonato, Sporting CP, a contar para a sexta jornada dessa mesma competição.