Petals for Armor é o primeiro projeto musical solo da cantora norte-americana Hayley Williams, mais conhecida como vocalista da banda de rock Paramore. Lançado em 2020, o disco reflete a jornada de conhecimento pessoal e superação de Williams durante uma fase bastante difícil da sua vida. Como uma trilogia sonora, o álbum divide-se em três partes que ilustram os estágios de uma luta íntima repleta de autodescoberta, fúria, vulnerabilidade e resiliência.
Após a turnê do álbum After Laughter (2017) do Paramore, Hayley precisou lidar com o fim do seu casamento. Já num momento pessoal delicado, o divórcio surgiu como uma questão que tornou a sua saúde mental ainda mais delicada, intensificando a sua depressão. Encontrando força nos próprios sentimentos e medos, a compositora iniciou o seu processo de escrita com o forte desejo de se reconectar com o seu verdadeiro eu.
O lançamento de Petals for Armor, no meio da pandemia, dominou muitas manchetes nos veículos mediáticos. Com toques de Art Pop, Dance Pop e R&B, Williams foi capaz de traçar uma narrativa envolvente com grande naturalidade, refletindo a superação dos seus problemas. Moldando o álbum a partir de traumas mais íntimos, a artista sintetiza a essência do disco no próprio título. A expressão de “ser gentil” como um mecanismo de proteção reflete o uso de “pétalas” como armadura.
A produção do disco combina a identidade individual e sonora de Hayley com alguns traços musicais característicos do Paramore. Taylor York, guitarrista da banda e atual namorado da cantora, é creditado como co-produtor do debut, traduzindo com excelência os sentimentos de Williams nos aspetos mais técnicos da sua criação.
Simmer inicia a primeira parte do álbum, que dá um olhar inicial a tudo o que a artista descreve até o último minuto das demais canções. A confrontação e a raiva unem-se com a piedade e questionamentos retóricos. A faixa reflete o fim da relação com Chad Gilbert, da banda New Found Glory, com quem manteve uma relação durante quase uma década. Williams discorre sobre a capacidade de dominação dos seus sentimentos durante o relacionamento tóxico, com problemas relacionados com o seu psicológico, o medo e outros conflitos sobre a intimidade do casal.
Leave it alone, Cinnamon e Sudden Desire apresentam temáticas de melancolia e isolamento, morte simbólica, vícios, dores efémeras e a entrega emocional numa atmosfera de ruídos ocasionais. Já Creepin retrata as más memórias da artista de uma maneira mais metafórica. Introduz um acústico suave que se combina com a voz de Hayley, criando um ritmo convencional e similar ao Pop.
Dead Horse, My Friend, Over Yet, Roses/Lotus/Violet/Iris e “Why We Ever integram a segunda parte do Petals For Armor, explorando assuntos como a renovação e a autodescoberta. Dead Horse destaca-se como uma das faixas favoritas dos fãs, com uma batida mais animada e alternativa. A canção une-se a um videoclipe que ilustra a superação do fim de relação com Gilbert. Hayley queima as suas botas de casamento enquanto reflete sobre todas as situações insensíveis a que foi submetida pelo parceiro, colocando um ponto final simbólico no seu sofrimento.
Pure Love, Taken, Sugar On The Rim, Watch While I Blood e Crystal Clear moldam a parte final do álbum. Reproduzem os sentimentos de resiliência e orgulho da cantora ao atingir a sua cura emocional. Crystal Clear é destaque entre as faixas, com uma melodia eletrónica subtil que gera uma atmosfera de calmaria ao som de sintetizadores. Utilizando a água como metáfora central, Hayley reforça o seu desejo de “mergulhar” em algo novo: tanto no amor, como na sua vida em geral. A canção encerra o disco com grandeza, concluindo que, mesmo com cicatrizes, é possível encontrar uma luz ao fim do túnel.
Petals for Armor descreve a jornada de autoconhecimento de Hayley Williams, traçando a dualidade entre o amor e a dor ilustrada, por vezes, de uma forma depreciativa. A reflexão e a busca pela cura das profundas cicatrizes emocionais destaca a vulnerabilidade da vocalista numa linha tênue entre a sua vida pessoal e profissional. A essência de Hayley é traduzida nas suas canções de uma forma excecional, fazendo do álbum um dos melhores lançamentos musicais da pandemia.
Nome original: Petals for Armor
Artista: Hayley Williams
Data de lançamento: 2020
Editora: Atlantic Records