As minhotas não conseguiram contrariar o domínio do conjunto amadorense.
Nesta tarde de sábado, o FC Famalicão visitou o SF Damaiense, numa partida referente à décima jornada da Liga BPI. As famalicenses tiveram dificuldades em aplicar as suas competências no duelo e saíram derrotadas.
O encontro começou eletrizante, com as minhotas a utilizarem o pontapé inicial para lançar Rita Dias na área visitante, mas o remate saiu longe do alvo.
As amadorenses responderam no imediato, através de um cruzamento para a área famalicense. Daniela Santos aproveitou um corte incompleto para ficar isolada com Daniela Araújo. No entanto, a guardiã visitante negou o primeiro tento da partida.
A formação da casa assumiu as rédeas do encontro, conseguindo deter o esférico no seu domínio e instalando-se no meio-campo famalicense.
Em conformidade com o domínio amadorense, o golo aparentava estar iminente. Foi nesse sentido que, aos 24’, Lidiane cobrou um livre à entrada da área. A bola bateu na barreira e sobrou para Gabi Gonçalves, que atirou de primeira para o fundo das redes.
Cinco minutos depois, as amadorenses usufruíram de um pontapé de canto. Na cobrança, o esférico atravessou a defensiva minhota, sobrando para Inês Matos, que só teve de encostar.
Ao passar do minuto 32, Joana Dantas lançou Lidiane dentro da área. Após dominar o esférico, a jogadora brasileira foi derrubada por Karol Cardozo. Lidiane assumiu a cobrança da grande penalidade e dilatou a vantagem para três golos.
Insatisfeita com o rumo do confronto, Rita Castro e Silva promoveu duas alterações ao intervalo. Kayla Gonçalves e Diana Gomes saíram para as entradas de Paulina Solís e Cláudia Machado, respetivamente.
Na segunda metade, o jogo tornou-se mais equilibrado, com ambas as equipas a lutarem pelo controlo do esférico, mas sem conseguirem criar ocasiões claras de golo.
A melhor oportunidade das minhotas surgiu aos 67’. Após um mau atraso de Morgan Stone e um corte incompleto de Inês Matos, a bola sobrou para Kleydiana Borges, que ficou isolada com Carolina Jóia. Contudo, a guardiã amadorense negou o tento.
Com este resultado, o conjunto famalicense soma a segunda derrota consecutiva para o campeonato e mantém-se no décimo lugar da tabela classificativa. Na próxima jornada, as minhotas regressam a casa para receber o Racing Power FC, no dia 4 de janeiro, pelas 15:00.