Os temas das iniciativas do Circuito são variados, indo da música à informática, passando pelo teatro e a pedagogia educativa.

O Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts apresenta a programação para os primeiros seis meses de 2025. De janeiro a julho, entre workshops, espetáculos e formações, nomes como Pierre Bastien, Angélica Salvi e Lawrence English marcam presença na iniciativa.

Braga dá início às celebrações como Capital Portuguesa da Cultura com o espetáculo Cineconcerto: Pierre Bastien e curtas de animação japonesas. Nos dias 17 e 18 de janeiro, no Theatro Circo, o músico francês vai acompanhar animações das décadas de 1920 e 1930 com a sua orquestra de autómatos musicais.

“A arte é um fenómeno” é um workshop para crianças e famílias, que explora a relação entre a ciência e a arte, tendo a natureza como inspiração. As atividades incluem “Semear Cores”, no dia 22 de março, “Mármore em todo o lado!” no dia 31 de maio e “Urbanotipia” a 21 de junho.

“Antes da chuva sopra o vento”, uma coprodução com diversos espaços culturais do país, é um dos grandes destaques da temporada. O espetáculo terá sessões para escolas no dia 9 de maio e para famílias no dia seguinte. A apresentação combina dança contemporânea com informática musical, transformando os corpos e movimentos dos intérpretes e do público em instrumentos musicais, explorando sons, expressões e significados inspirados no mundo animal, vegetal e mineral.

Entre janeiro e julho, os mais novos e as famílias têm uma programação variada de momentos que podem usufruir. No dia 1 de fevereiro, o festival Square, da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, traz duas atividades: “CRASSH_Babies 1.0”, durante a manhã, e “CRASSH_DuoCircus”, às 15h. Em parceria com o Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho, o CoderDojo convida crianças e jovens de 7 a 17 anos, a 22 de fevereiro, a aprender programação de acordo com o seu nível de conhecimento.

Já no dia 5 de abril, o Theatro Circo recebe “Animação e fascinação”, uma sessão de cinema infantojuvenil organizada pelo MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa. Para os entusiastas da tecnologia, o gnration apresenta, a 3 de maio, a Estação de Experimentação: Hacking de Consolas de Vídeo.

No dia 31 de maio, no Theatro Circo, acontece o Tatabitato, um concerto pensado para bebés e crianças, criado pela associação Gira Sol Azul. No mesmo dia, será apresentado “Nuvens”, um espetáculo de Joana Araújo, Maria Mónica e Ricardo Baptista que explora os mistérios das perceções individuais. De 15 a 17 de julho, o Theatro Circo recebe a oficina “As cores do som”, conduzida por Carlo Giovani.

No dia 18 de janeiro, Lawrence English regressa ao gnration com o BMA lab “The Radical Listener – Escuta e field recording”. Nos dias 15 e 22 de março, o Laboratório Internacional de Arte Radiofónica é mediado pela Mobile Radio. No dia 5 de abril, Hélder da Rocha Pereira ministra a masterclass “Luzes, Headset, Imersão!”. Entre 7 e 11 de julho, o Circuito Summer School oferece uma semana de criatividade e experimentação para jovens a partir dos 12 anos, com workshops de fotografia, criação de instrumentos musicais e poesia.

O Circuito Escolar apresenta novidades como o projeto Vaivém, destinado a alunos do 1.º ciclo de escolas da periferia de Braga, promovendo a proximidade com a arte e a cultura. No dia 8 de fevereiro, Clara Vieira Rodrigues lidera a formação de professores Educadores do Pós-Digital – Literacia e Metodologias Participativas Centradas na Criança. No dia 1 de março, Gustavo Costa, da Sonoscopia, está responsável pela ação curta “Escuta e Criatividade na Pedagogia Musical”, no gnration. Entre 17 e 19 de fevereiro, os “WE! Workshops de Experimentação” abordam o tema “Mosaicos de Sons”, orientados por Inês Malheiro e Nuno Loureiro. Outra edição acontece entre 13 e 15 de maio, sob o tema “Vamos criar uma banda?”, com Inês Malheiro e Artur Carvalho.

Em 2025, a Orquestra de Dispositivos Eletrónicos (ODE) será dirigida pela harpista e compositora Angélica Salvi. Estão abertas as inscrições para músicos e não-músicos de Braga interessados em participar nas sessões de criação, que decorrem de março a junho.

As Visitas Orientadas às exposições do gnration, conduzidas pela artista e mediadora Joana Patrão, retornam em duas datas: 15 de fevereiro e 8 de março, dedicadas à exposição de Kim Gordon, Object of Projection, para além de 3 de março e 7 de junho, focando nas obras de Tatiana Macedo e Ana Vieira. As visitas são gratuitas e integram famílias com crianças pequenas.