O candidato defende, acima de tudo, a transparência.
Francisco Silva é um dos concorrentes à presidência do Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). O representante da lista F é estudante do 1º ano de Enfermagem.
Em declarações à RUM, Francisco acredita que está na altura de “travar o imobilismo” dos membros atuais do CFJ. O estudante sente que o Conselho “é um órgão extremamente desconhecido” e que, por isso, a sua lista pretende “consciencializar a comunidade académica”. Defende ainda uma “fiscalização mais rigorosa das atividades da Associação Académica”, de entre as quais, o plano de atividades, o orçamento e as RGA’s.
Para o presidente da lista F, atualmente, as atividades da AAUMinho “ocorrem muito à porta fechada, não há grande divulgação das suas atividades e não há muita deliberação”. Acrescenta que um voto na lista F resultará numa “rutura com o imobilismo, falta de transparência e obscurecimento que ocorre em torno de todos os órgãos da associação académica”. Para além da lista F, concorre a lista C, encabeçada por José Vilaverde.