O candidato da lista C promete uma fiscalização justa.

José Vilaverde é candidato à presidência do Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). O representante da lista C – Competência na Academia, garante uma fiscalização justa, transparente e alinhada com os interesses dos estudantes.

José ingressou no Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação na Universidade do Minho no ano letivo 2020/2021. Desde aí, integrou a AIS.SC UMinho como secretário do Conselho Fiscal, sendo, posteriormente, eleito tesoureiro da mesma. Colaborou também no Departamento de Desenvolvimento de Carreiras da AAUMinho. Em 2023 assumiu a vice-presidência da Mesa da Reunião Geral de Alunos e, mais recentemente, a presidência da AIS.SC UMinho.

Em declarações à RUM, José afirma que os três órgãos da AAUMinho têm funcionado de forma pouco “harmoniosa” e que é necessária “abertura e um diálogo maior entre os estudantes e o CFJ”.  Principalmente, nas reuniões gerais de alunos.

O candidato defende que o site da AAUMinho deve ser utilizado para disponibilizar o acesso a toda a documentação que deve estar à disposição imediata dos estudantes. “É muito difícil atualmente os estudantes encontrarem um local para aceder aos diferentes pareceres de diferentes anos”, acrescenta.

Sobre a composição da lista, José defende que todos os elementos são candidatos “extremamente competentes e com um background associativo bastante relevante”. Para além da lista C, concorre a lista F, encabeçada por Francisco Silva.