Os minhotos tiveram a vitória nas mãos, mas deixaram-na escapar.
Na tarde deste sábado, 30 de novembro, o VC Viana recebeu a AA São Mamede, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, num encontro a contar para a décima jornada da Liga Una Seguros. Os minhotos tiveram a vitória nas mãos, mas permitiram a reviravolta dos visitantes e acabaram derrotados.
O primeiro e o segundo set colocaram os marujos em grande destaque. Sob a liderança de Rodrigo Pereira e Tae-Ho Lee, ambos com 19 pontos, a turma de Gonçalo Pereira conseguiu se superiorizar e anular quase por completo a formação visitante. O facto de terem sido a primeira equipa a pontuar na partida, empurrou os minhotos para uma disputa que logo se mostrou desequilibrada, tendo os mesmos chegado a abrir uma vantagem de nove pontos (23-14) para cima da AA São Mamede.
No segundo set, apesar de terem começado a perder, a força das bancadas despertou a confiança dos jogadores vianenses, desfazendo, de imediato, a desvantagem e não deixando os visitantes voltarem a ter vantagem de pontuação. À semelhança com o primeiro set, voltou a haver uma diferença de nove pontos entre ambas as formações, fechando o resultado final em 25-16.
Quando já toda a gente esperava de forma sublime a quinta vitória dos marujos na Liga Una Seguros, eis que o que parecia quase impossível aconteceu. A formação de Nuno Abrantes reinventou-se e dominou por completo o terceiro set da partida, não permitindo sequer que os caseiros obtivessem igualdade de pontuação em nenhum momento. Pela terceira vez na partida, porém desta vez com a vantagem a assumir o lado oposto, abriu-se uma diferença de nove pontos entre ambas as equipas.
O quarto set foi muito mais disputado. Os minhotos começaram a ganhar, porém essa vantagem logo desapareceu. As rédeas da partida foram saltando de uma formação para a outra. Em grande destaque esteve o oposto Lucas Cândido que saiu do banco e totalizou 32 pontos durante toda a partida, liderando e empurrando a sua equipa para a igualdade de pontuação (2-2).
O equilíbrio foi a palavra que melhor descreve o que aconteceu na negra. A vantagem foi sendo disputada de ambos os lados, à semelhança do que aconteceu no quarto set, porém os visitantes conseguiram forçar os vianenses e acabaram por aplicar o parcial de 16-18, fechando o resultado final em 2-3.
Com esta derrota, a equipa orientada pelo técnico Gonçalo Pereira permanece no fundo da tabela classificativa, em nono lugar, com 10 pontos. Na próxima jornada da Liga Una Seguros o VC Viana desloca-se até Gondomar, casa do Ala Nun’ Álvares, que se encontra na posição imediatamente acima, no próximo sábado, 7 de dezembro.