A Lista D pretende avisar com antecedência as datas das reuniões aos estudantes.
Pedro Fernandes, representante máximo da Lista D, exibiu a sua vontade de presidir a mesa da Reunião Geral dos Alunos. O estudante do 1º ano da Licenciatura em Ciências da Computação manifestou a vontade de realizar mais trabalho de campo para levar os estudantes às RGA´s.
Em declarações à RUM, Pedro Fernandes anunciou que a sua candidatura foi alimentada pelo “reconhecimento de um período histórico em que se vê muitos ataques à universidade pública, como o subinvestimento”. Na sua ótica, “a lista do ano anterior não desempenhou corretamente este papel” e, devido a isso, candidatou-se.
A Lista D tenciona criar “meios para a dinamização da RGA, assegurando a presença do máximo número de alunos possível”. Para isso acontecer, Pedro Fernandes considera que “com antecedência e utilizando todos os meios possíveis”. “Não basta apenas avisar através do e-mail institucional e dos meios digitais. Entendemos que toda esta dinamização da RGA deve partir de vários níveis, tanto o digital como até o físico, e propomo-nos a andar pela Universidade a chamar a pessoas”, argumenta.
O grupo do aluno de Ciências da Computação manifesta o desejo de que os estatutos sejam cumpridos e direcionar forças para o “trabalho de campo, seja organizando debates ou chamando estudantes diretamente para as RGA’s”.
“Acredito que um voto na lista D é um voto naquilo que os valores de Abril representam e, na altura em que e celebram os 50 anos do 25 de Abril, é muito importante afirmar a democracia dentro das universidades, com um debate alargado, numa altura em que os nossos direitos são ameaçados”, conclui. A par de Pedro Fernandes, a estudante Marta Correia, pela Lista B, também se apresenta na corrida à Mesa da RGA. As eleições para os órgãos da AAUMinho decorrem a 11 de dezembro.