Este fim de ano, marca 70 voltas ao sol do ator norte-americano Denzel Washington. Nascido a 28 de dezembro de 1954, Washington é conhecido pelos seus vários papeis no ecrã e no palco. Considerado um dos melhores atores de Hollywood, já foi condecorado com vários prémios como um Tony, dois Oscars e três Golden Globes.

Getty Images for SiriusXM

Natural de Mount Vernon, Nova Iorque, Denzel teve uma juventude desafiante, tendo sido inscrito numa academia militar aos 14 anos pela própria mãe. Após o divórcio dos pais, o próprio admitindo agora que “a decisão mudou a minha vida, porque eu não teria sobrevivido”.  Quando entrou para a universidade, estava muito indeciso sobre a sua carreira, tendo iniciado os estudos de medicina, mudou para jornalismo e finalmente escolheu teatro. Posteriormente, frequentou o Teatro Conservatório Americano em São Francisco e, um ano depois, mudou-se para Nova Iorque.

No início da carreira, destacou-se pelo seu talento em várias peças. No ecrã, teve a sua estreia com o filme para televisão Wilma (1977) e, em Hollywood, com o filme Carbon Copy (1981). A fama atingiu-o com a série de drama hospitalar St.Elsewhere (1982-1988), onde interpretou o Dr. Phillip Chandler durante seis anos, sendo um dos poucos atores afro-americanos no elenco principal. Nos anos 80, entrou em vários projetos como a A História do Soldado (1984) e Hard Lessons (1986).

Denzel Washington em Hard Lessons (1986)

Em 1987, interpretou o ativista sul africano Stephen Biko no filme Grita Liberdade, o que lhe deu uma nomeação ao Oscar de Melhor Ator Secundário. Dois anos depois, o ator ganhou o seu primeiro Oscar com a sua atuação no filme Tempo de Glória (1989). Em 1983, Washington casou com Pauletta Pearson, a qual conheceu no set do seu primeiro filme. Juntos tiveram quatro filhos, sendo um deles o ator John David Washington.

O seu talento e alcance como ator e a sua popularidade estabeleceram-no na indústria, nos anos 90. Algumas das suas performances mais memoráveis da década incluem os filmes Philadelphia (1993), acompanhado por Tom Hanks, Maré Vermelha (1995), sendo este o primeiro de muitos filmes com o realizador Tony Scott, e O Colecionador de Ossos (1999). Washington tinha uma colaboração frequente com o realizador Spike Lee, tendo estrelado nos filmes Quanto Mais Melhor (1990), Tudo em Jogo (1998) e Malcom X (1992). O último é um dos papeis mais aclamados do ator, tendo-lhe rendido uma nomeação ao Oscar.

Denzel Washington em Malcolm X (1992)

Washington começou o século XXI a fazer história. Ambos o Golden Globe e o Oscar, em 2000 e 2001 respetivamente, foram a primeira vez desde 1963 onde um ator negro ganhou na categoria de Melhor Ator. O Golden Globe foi para o seu trabalho no filme O Furacão (1999), onde interpretou o boxer Rubin Carter. O seu segundo Oscar foi para o filme Dia de Treino (2001), onde interpretou um polícia corrupto e violento. A seguir ao filme O Candidato da Verdade (2004), com a Meryl Streep, ele reuniu-se novamente com Spike Lee para o drama Infiltrado (2006).

Em 2010, o ator voltou ao palco no revival de Vedações, ao lado de Viola Davis. A peça resultou num filme, realizado pelo próprio, em 2016, que foi bastante aclamado pela crítica. Nesta década, o filme de ação The Equalizer (2014) ficou bastante popular, resultando numa trilogia. Os seus papeis mais recentes contam com a série de crime As Pequenas Coisas (2021), a adaptação de Shakespare A Tragédia de Macbeth (2021), pelo qual recebeu uma nomeação ao Oscar, e a sequela Gladiador II (2024).

Denzel Washington é um ícone na indústria do cinema e do teatro. A sua carreira brilhante continua a inspirar muitos, mostrando a importância da dedicação e perseverança. Com uma presença magnética, o ator é um símbolo de excelência artística e versatilidade.