Apenas dias antes do Natal, nasceu a cantora e atriz norte-americana Jordin Sparks. Natural de Arizona, Sparks ascendeu à fama depois de ganhar a temporada seis do American Idol, tornando-se na vencedora mais nova do programa. Na sua carreira, lançou cinco álbuns, participou em vários filmes e séries e ganhou prémios como o BET, American Music e People’s Choice.

Jordin Sparks Interview on Motherhood, 'American Idol' and New Album |  Billboard

Billboard

Jordin Brianna Sparks nasceu a 22 de Dezembro de 1989, sendo filha de Jodi Wiedmann e Phillippi Sparks, antigo jogador de futebol americano. Desde criança, Jordin mostrou talento para cantar. Na sua adolescência, passada em New Jersey, ela atuava em várias peças, participava em competições, como a Rising Star da Coca-Cola, e era modelo plus-size. Em 2003, lançou o seu EP de estreia, For Now, e, a partir de então, participou em tours de outros artistas.

Em 2006, Sparks tentou entrar no American Idol, mas foi só na terceira vez que conseguiu entrar, onde conquistou os júris com um cover da música “Because You Loved Me” da Celine Dion. Após ganhar em 2007, lançou o single “This Is My Now”, pertencente ao seu álbum de estreia Jordin Sparks (2007). O projeto gerou os hits “Tattoo” e “No Air”, com Chris Brown, tendo ambos atingido o top dez da Billboard. O último é uma das músicas mais icónicas da cantora, tendo vendido mais de três milhões de cópias digitais e dando-lhe uma indicação ao prémio Grammy. O seu segundo álbum de estúdio, Battlefield (2009), saiu dois anos depois, sendo outro sucesso para a artista. Com os singles “Battlefield” e “S.O.S (Let The Music Play)”, Sparks tornou-se na primeira concorrente do American Idol a ter os seus primeiros cinco singles atingir o top 20 da Billboard. Com estes projetos, a artista assentou o seu lugar nos géneros de música pop e R&B.

Seguindo Battlefield (2009), Jordin explorou a sua paixão por atuar. Em 2012, estrelou o filme Sparkle, onde interpretou a personagem principal. A história segue uma rapariga com uma paixão por música e os desafios que esta enfrenta para chegar ao estrelato. A longa também conta com a atuação de Whitney Houston, o que criou um dueto entre as artistas (“Celebrate”). Outros papéis no cinema incluem A Inevitável Derrota de Mister & Pete (2013) e Left Behind (2014). Na televisão, a atriz apareceu em várias séries, como CSI, Zack e Cody- Todos a Bordo e Big Time Rush. Fez a sua estreia no palco da Broadway, em 2010, com o musical In The Heights, e, em 2019, participou no musical Waitress.

Após uma pausa de quatro anos, Sparks voltou à música com o álbum Right Here Right Now (2015). Depois de atrasos devido a uma troca de editoras, os singles “It Ain’t You”, pertencente à mixtape #ByeFelicia, e “Double Tap”, com a colaboração de 2Chainz, foram finalmente lançados. O projeto não foi comercialmente popular, mas foi recebido positivamente pelos críticos. Nos cinco anos seguintes, a cantora não lançou música, apenas retornando em 2020 com o projeto natalício “Cider & Henessy”. O álbum mais recente é “No Restrictions” (2024), tendo sido lançado este ano.

Fora a carreira artística, Sparks lançou três perfumes, criou uma linha de roupa e teve um programa de cozinhar (Heart of Batter (2018)). Ela é uma defensora no tópico da imagem corporal, falando das expectativas de Hollywood e do body shaming ainda presente na sociedade.

Jordin Sparks continua a ser uma artista multifacetada e inspiradora, cujo impacto vai além dos palcos e estúdios de gravação. Com uma carreira que atravessa música, cinema, televisão e moda, Sparks conquistou o coração do público com a sua autenticidade, talento e resiliência.