A equipa minhota saiu derrotada da estreia na WSE Cup e entrará em desvantagem para a segunda mão dos oitavos de final.

Neste sábado, dia 30 de novembro, pelas 19h, decorreu o embate entre Riba D’Ave HC e CH Caldes. Esta partida, realizada no Estádio La Torre Roja, contou para a primeira mão dos oitavos de final da WSE Cup.

A primeira parte foi maioritariamente dominada pela equipa espanhola, uma vez que foi mais eficaz e demonstrou maior capacidade de criar oportunidades e remates. Aos 11 minutos, a turma de Eduard Candami abriu o marcador com um golo de Marcos Blanqué e, aos 24’, foi David Gelmà quem repetiu o feito.

Quando o relógio assinalava os 29 minutos, o Riba D’Ave HC deu finalmente a resposta com um golo de Folhetas, o que motivou a equipa minhota, que intensamente procurava o 2-2. A instabilidade da equipa da casa começou a ser cada vez mais notável, refletindo-se nas atitudes da equipa de arbitragem que atribuiu um cartão azul a David Gelmà. Quase de imediato, aos 34’, a formação de Raul Meca conseguiu empatar o placar com tento de Gustavo Pato.

Todavia, graças a um erro de Anderson Nery, o árbitro assinalou penálti para o CH Caldes, apesar de muita contestação dos jogadores portugueses que acreditavam ter sofrido uma falta prévia. Deste modo, aos 38 minutos, o camisola 96 marcou a grande penalidade e voltou a colocar a equipa caseira por cima no jogo.

Aos 40’, é assinalado um cartão azul para Anderson Nery, após cometer uma falta sobre David Gelmà. No minuto seguinte, em sequência de uma perda de bola de Folhetas, o CH Caldes saiu no contra-ataque e, após rápida troca de passes, Marcos Blanqué cruzou para Biel Pujadas que, do lado direito, dilatou o placar para 4-2.

Em desvantagem evidente, os minhotos demonstraram-se distraídos e desmotivados, o que se refletiu em severos erros que lhes acabaram por custar o 5-2, aos 44 minutos. Desta vez foi Biel Pujadas quem deixou a bola em Marcos Blanqué, que se posicionou à sua frente e foi em direção à baliza para selar a vitória.

Aos 47 minutos, o número 25 dos comandados de Eduard Candami fez falta sobre Anderson Nery e foi assinalada uma grande penalidade, mal aproveitada por Gustavo Pato. A equipa espanhola cometeu outra advertência, mas desta vez foi Bruno Dinis quem bateu o penálti. Quando a sorte parecia não estar mesmo do lado da equipa minhota, após este ter falhado, num ressalto da repetição da grande penalidade Bruno Dinis faz o 5-3.

O próximo encontro do Riba D’Ave HC para a WSE Cup será dia 14 de dezembro, com a segunda mão dos oitavos de final, novamente contra o CH Caldes, no Parque das Tílias, onde procurarão dar a volta ao resultado. No que toca ao Campeonato Placard de Hóquei em Patins, o próximo confronto dos minhotos será dia 7 de dezembro, pelas 18h frente à AD Sanjoanense. Este jogo irá contar para a oitava jornada e será disputado no Pavilhão dos Desportos AD Sanjoanense.