O livro de André Aciman conta uma história trágica e romântica num cenário encantador. Chama-me pelo teu Nome é o livro mais famoso do autor ítalo-egípcio-americano, André Aciman, e chegou às prateleiras das livrarias portuguesas em 2018.

Foto: Christopher Ferguson

Neste romance, Aciman conta a história de Elio, que passa o verão em Itália com os seus pais e com Oliver, um estudante universitário convidado a passar as férias com eles. Durante as semanas que passam juntos, surgem sentimentos de atração, fascínio de desenho entre os jovens. O amor proibido cresce entre os dois, enquanto mergulham num ambiente de praia, sol, vinho e festa.

A narrativa é contada na primeira pessoa, através da perspetiva do adolescente de 17 anos, Elio. Assim, entramos na cabeça do jovem e temos acesso privilegiado aos seus pensamentos e sentimentos, desde o momento que conhece o Oliver, e podemos vê-los florescer e crescer. O autor representa esta vulnerabilidade, desejo, frustração e todos estes sentimentos intrínsecos à adolescência de uma forma credível e que deixa o leitor empático com Elio envolvido na relação.

“Chama-me pelo teu nome e eu chamar-te-ei pelo meu.”

Devido à escrita complexa de André Aciman, o livro pode se tornar um pouco lento e não é de todo uma leitura fácil. Embora a obra seja imersiva, a narrativa não tem muitos momentos ativos ou acontecimentos chocantes durante a história, apenas no final. O livro apela mais pela transparência dos sentimentos e pela forma como Elio lida com eles. A narrativa não é linear, salta entre diversos momentos do passado de uma forma não cronológica, o que pode se tornar um pouco confuso.

A personagem do Oliver é uma das partes mais imprevisíveis de toda a história. A sua personalidade espontânea dá uma incerteza a Elio e aos leitores acerca do que poderá fazer. Essa é uma das razões pela qual Elio fica fascinado com ele.

Uma história complexa que explora emoções profundas da adolescência culminadas num romance clássico, angustiante e intemporal. O livro de André Aciman foi adaptado aos ecrãs por Luca Guadagnino e conta com as atuações de Timothée Chalamet e Armie Hammer.

Call Me by Your Name (2017)