Depois de estar praticamente inativo em 2024 (lançou apenas três singles entre setembro e dezembro e entrou em algumas colaborações), foi a cinco de janeiro de 2025 que o cantor porto-riquenho Bad Bunny lançou o seu álbum, de imediato bastante conhecido, DeBÍ TiRAR MáS FOToS.
O álbum é composto por 17 faixas, sendo a mais conhecida a faixa número 16,“DtMF”, sigla dada ao título do álbum. A música tornou-se rapidamente conhecida nas redes sociais, em especial no TikTok, aonde começaram a surgir diversas trends.
O cantor afirma que a ideia do álbum surgiu quando se apercebeu que desde sempre quis viver o momento, mas que, entretanto, percebeu que alguns momentos tinham sido esquecidos, e se arrependeu de não tirar fotos para os recordar DeBÍ TiRAR MáS FOToS tem um caráter mais pessoal e exigiu mais de um ano de trabalho, contendo músicas que haviam ser gravadas há anos atrás. Bad Bunny refere-se ao álbum como um dos seus álbuns favoritos, que o lembra da sua ilha natal e da sua situação atual, tendo em conta as alterações climáticas e os protestos contra o governo.
Mesmo tendo sido trabalhado por mais de um ano, o lançamento doprojeto apenas se tornou iminente para o público a 25 de dezembro de 2024, quando o artista publicou no X, antigo Twitter, o número de faixas do seu novo álbum. Já no dia 26 de dezembro de 2024 foi lançado a faixa 13 do álbum, “PIToRRO DE COCO”, junto com o trailer, o nome do álbum nas plataformas digitais e a sua data de lançamento.
Além da nostalgia e dos momentos vividos que sente agora perdidos, também algumas músicas do álbum falam da relação do cantor com uma mulher – que o público pensa ser sobre a sua ex-companheira mais recente, Kendall Jenner. Duas músicas que podem ser dedicadas a Kendall são “EL CLúB” e “BOKeTE”.
A última faixa do álbum, “LA MuDANZA”, foi escrita num tom mais íntimo, em homenagem a Porto Rico e em especial aos pais do cantor. A canção começa com a história de como os pais se conheceram, agradecendo-lhes pelas suas origens e cultura. Bad Bunny faz também referências ao seu sucesso artístico. Após a dedicatória aos seus parentes, o foco da canção vira-se para o seu amor por Porto Rico, onde é mencionado Eugenio María de Hostos e apelada a independência da ilha.
Escutar DeBÍ TiRAR MáS FOToS traz-nos um sentimento de nostalgia e faz-nos pensar nos pequenos momentos que vivemos e na forma como os devemos captar para ficarem sempre connosco. Bad Bunny partilha o seu patriotismo e os ouvintes acabam por captar um bocado desse amor por Porto Rico, ilha de origem do artista. As músicas têm ritmo e dão vontade de dançar sempre que as ouvimos.
Álbum: DeBÍ TiRAR MáS FOToS
Artista: Bad Bunny
Editora: Rimas Entertainment
Data de lançamento: 5 de janeiro de 2025