As famalicenses já não conseguem pontuar desde novembro.

Na manhã do passado domingo, 26 de janeiro, o FC Famalicão recebeu o atual campeão nacional, SL Benfica. O embate que contou para a jornada 14 da Liga BPI terminou com um resultado favorável às lisboetas, sentenciando as minhotas à sétima derrota consecutiva.

A palavra “intensidade” foi a que sobressaiu nos minutos iniciais, tanto a nível meteorológico como também de futebol jogado. A turma de Filipa Patão entrou a todo o gás e precisou apenas de 40 segundos para tirar o placar dos zeros. Cristina Martín-Prieto procurou as costas da defensiva famalicense e, de calcanhar, serviu Marie Alidou para o tento forasteiro.

Com o resultado desfavorável, as minhotas não baixaram os braços e procuraram de imediato surpreender as campeãs nacionais. Esta procura teve frutos dois minutos depois.

Mafalda Nunes, já no interior do meio-campo encarnado aproveitou o espaço para levantar a cabeça e efetuar um passe de régua e esquadro para as costas da defensiva benfiquista. Nessa zona estava a sujeita do costume, Rita Dias, que perante a saída em falso de Lena Pauels, aproveitou para estabelecer a igualdade no marcador e reatar a esperança famalicense em voltar a pontuar.

O jogo começou a ficar partido e as oportunidades foram surgindo de ambos os lados, porém sem qualquer perigo real para as duas balizas. O intervalo chegou e o empate justificava-se face à exibição equilibrada até então.

Durante o descanso, a chuva começou a intensificar ainda mais e que, como consequência, foi piorando o estado do relvado que se começou a demonstrar pouco propício à prática de futebol.

Filipa Patão não perdeu tempo e lançou na partida Andreia Norton e Nycole Raysla no regresso dos balneários.  Do outro lado, o FC Famalicão voltou ao seu registo normal, sem qualquer fio condutor, apatia na pressão exercida e a falta de critério na saída bola.

O espaço dado às águias no meio-campo famalicense foi determinante para o placar voltar a mexer. A dupla acabada de entrar já tinha causado estragos nos minutos iniciais da segunda metade, mas foi aos 49 minutos que o golo acabou por surgir. Nycole Raysla tabelou com Andreia Norton e rematou rasteiro e forte para o fundo das redes minhotas. Como já tendo sido recorrente, Daniela Araújo teve uma má abordagem ao lance, permitindo que as lisboetas chegassem novamente à vantagem.

O cansaço da turma de Rita Castro e Silva foi-se evidenciando com o decorrer do tempo de jogo. As claras dificuldades de sair a jogar foram sendo aproveitadas pelo SL Benfica para se projetar no ataque e encostar as famalicenses às cordas.

As oportunidades foram naturalmente surgindo, cada vez mais frequentemente para as visitantes. Ao FC Famalicão, valeram algumas boas intervenções da sua guardiã e a falta de pontaria das visitantes.

Já na fase final da partida, Cristy Ucheibe, que tinha acabado de entrar, descobriu Andreia Norton solta no miolo. A internacional portuguesa armou o remate, porém este saiu fraco. Para desespero das suas colegas, Daniela Araújo, quase que como se fosse a sua imagem de marca, voltou a facilitar e a temporizar mal, ficando novamente muito mal na fotografia (1-3).

Com mais uma derrota, a vida do FC Famalicão continua complicada nas contas deste campeonato, permanecendo na zona de despromoção, mais especificamente no décimo lugar da tabela classificativa, com seis pontos. O foco fica agora virado para o próximo domingo, 2 de fevereiro, dia em que as minhotas voltam a entrar em campo para a receção ao Valadares Gaia FC.