O projeto CLOSE-UP ficou a cargo deste evento cinematográfico
De 18 a 29 de janeiro, será possível reviver uma réplica do nono episódio do projeto CLOSE-UP. Este evento vai realizar-se em vários espaços da Casa das Artes e do Teatro Narciso Ferreira, em Vila Nova de Famalicão.
Este festival de cinema, estruturado em torno do mote “Memórias do Futuro”, tem como objetivo o encontro da produção atual com a história do cinema. Para alcançar esta finalidade, serão exibidos filmes divididos em duas propostas.
A primeira proposta é voltada para o público geral e decorrerá no dia 18 de janeiro. A primeira sessão do dia será às 15h30, no pequeno auditório da Casa das Artes e contará com uma introdução de Vasco Câmara, um crítico de cinema, que antecede a exibição do filme “Geração Low Cost”. Esta obra cinematográfica francesa é uma comédia dramática que conta a história de uma comissária de bordo que trabalha numa companhia aérea low cost.
Mais tarde, às 18h00, ainda no dia 18, Vasco Câmara volta a dar uma introdução do filme que irá ser exibido, neste caso, “Sobretudo de Noite”. Este filme espanhol narra a vida das duas mães de Egoz, Vera, a mãe biológica e Cora, a mãe adotiva.
A segunda proposta tem como foco o público infantil das escolas. No dia 22 de janeiro, às 10h00 no Teatro Narciso Ferreira, terá início a sessão da animação “Inseparáveis”, que relata a história de uma marioneta e de um cão de peluche que ganham vida e o seu dia-a-dia frenético na cidade de Nova Iorque. Este mesmo filme será também apresentado no dia 29 de janeiro, às 10h00, no grande auditório da Casa das Artes, para as escolas do 1º e 2º ciclo.
Para os alunos do 3º ciclo e do secundário, será apresentada a obra cinematográfica portuguesa “Não Sou Nada”, de Edgar Pêra. Este filme retrata um universo paralelo, inspirado na obra de Fernando Pessoa, em que todos os seus heterónimos ganham vida e entram em contacto com o “verdadeiro” poeta. Esta exibição está marcada para dia 29 de janeiro às 14:30, no grande auditório da Casa das Artes.
Os bilhetes das sessões têm o valor de 2 euros para o público geral e 1 euro para os aderentes do cartão quadrilátero. A entrada é livre para estudantes, seniores e associados de cineclubes.


