Desde a sua fundação, em 2015, o programa tem impulsionado a criação artística na região, oferecendo apoio a centenas de artistas na divulgação dos seus projetos.
O “Pós-Laboratórios de Verão” integra a 10ª edição do Programa de Apoio à Criação, numa parceria entre o gnration (Braga), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG, Guimarães) e o Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde). Este ano, após um concurso aberto a artistas do distrito de Braga e de Vila do Conde, as quatro propostas escolhidas materializam-se durante períodos de residência nas instituições participantes, sob a curadoria de David Revés.
A última apresentação do projeto ocorre no Auditório Municipal de Vila do Conde, dia 2 de fevereiro, às 17h00, e conta com bar aberto patrocinado pela DCN Beers. A mostra, inclui a proposta audiovisual “Crónicas visuais de onde não estive”, de Sally Santiago, a instalação “Consonâncias Efémeras”, de Sofia Morim e Filipe Carvalho, e a obra de cinema expandido “Ouroboros”, de Francisca Miranda e Inês Leal. Durante a noite, pode-se ainda rever a performance de multimédia “+/-” dos músicos João Carlos Pinto, João Miguel Braga Simões e José Diogo Martins.
Os projetos em exibição destacam-se pela sua diversidade estética e capacidade de romper com as convenções artísticas tradicionais. Cada obra convida o público a uma experiência sensível, onde é possível explorar as emoções e as interações pessoais.