Entre inúmeras atividades destaca-se a cerimónia de celebração dos 50 anos e momentos de reflexão sobre o valor da ciência.

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) celebra o seu 50.º aniversário com uma cerimónia no próximo dia 21 de fevereiro, às 15h00, no auditório B1 (CP II), no campus de Gualtar, em Braga. O evento contará com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do presidente da ECUM, José Manuel González-Méijome, que fará a intervenção de abertura.

Durante a cerimónia, serão atribuídos os Prémios de Reconhecimento a membros da ECUM, bem como os prémios escolares. A programação inclui também uma mesa-redonda sobre o tema “O valor intrínseco da Ciência”, moderada pela editora de Ciência do Jornal Público, Teresa Firmino. O debate terá as participações de Jorge Paiva, professor jubilado da Universidade de Coimbra, Ana Rita Duarte, docente da Universidade Nova de Lisboa, e Ana Peixoto, investigadora de Pós-Doutoramento na Universidade de Washington e no projeto ATLAS – CERN. A cerimónia será transmitida ao vivo no YouTube e no Facebook e contará com um momento musical e de convívio.

Paralelamente, estará disponível até 28 de fevereiro a exposição “50 anos de Ciência a construir o Futuro”, no hall do CP II, no campus de Gualtar. A exposição, composta por doze painéis, destaca o impacto da ECUM na educação, na investigação científica e na partilha de conhecimento com a sociedade. Ao longo da mostra, são lembradas as descobertas científicas mais relevantes, a evolução da Escola e a influência de antigos membros e alunos, que continuam a contribuir para o avanço da ciência e a transformação social. Com entrada gratuita, a exposição estará acessível até ao final do ano em diversos espaços da região, como Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.