O projeto 'UMinho Mais Digital' é impulsionado pela demanda crescente por habilitações tecnológicas, em consonância com as conclusões do relatório Future of Jobs 2025 do World Economic Forum.
O projeto ‘UMinho Mais Digital – Competências para o Futuro’ será lançado na quarta-feira pela Universidade do Minho. Esta é uma ação que tem como objetivo aprimorar as habilidades digitais dos alunos de áreas não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), de todos os ciclos de estudo, oferecendo uma ampla gama de cursos de curta duração, gratuitos e programados para atender às demandas da nova era digital.
Portanto, a Universidade do Minho disponibiliza mais de 100 cursos de curta duração, creditados e ministrados em formato híbrido ou remoto, agrupados em sete categorias principais: Cidadania e Transformação Digital; Ciências Sociais e Humanidades Digitais; Criação Digital e Multimédia; Educação e Tecnologia; Gestão, Negócios e Economia Digital; Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Computação; e Tecnologias Digitais em Saúde e Bem-Estar.
Além da formação oferecida, o programa irá promover iniciativas transversais focadas em estimular uma reflexão crítica sobre a utilização da tecnologia, visando aprimorar habilidades fundamentais para os profissionais do futuro. O investimento Impulso Mais Digital – Submedida ‘Aprimoramento das Competências Digitais’, promovido pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e incluído no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, financia o projeto.