Dear Life é o décimo terceiro álbum de estúdio da carreira do artista britânico David Gray. Foi lançado a 17 de janeiro de 2025.

The Times

O disco inclui 13 faixas dos géneros rock e pop com duração de uma hora. O álbum foi gravado pela Laugh A Minute Records e contou com o apoio do produtor e compositor Ben de Vries para a criação e elaboração.

Temas como “Future Bride” evidenciam a habilidade de Gray de fazer arranjos e incluir partes mais sussurradas no decorrer da canção. Já “Sunlight On Water” é uma música com uma melodia mais calma, o que permite ao público identificar os vocais já tão conhecidos do cantor. Com uma letra sobre o encontro de paz, David Gray utiliza uma harmonia relaxante para envolver o público.

Pelo contrário, “The Only Ones” é o reflexo da força e poder vocais do cantor. Grayconsegue criar um tema agradável através do trabalho perfeito entre englobar uma intensidade e harmonia: juntas, formam uma experiência impressionante.

Em “Fighting Talk”, o artista conseguiu proporcionar uma experiência mais pessoal para com o público.  A presença de elementos, neste caso, sons, que nos transportam para a situação descrita na música os sentimentos do cantor são facilmente compreendidos. O som de um sino a tocar é um dos elementos que teletransporta quem está a ouvir a música para o lugar e o tempo sobre os quais o artista canta.

Dear Life tem recebido críticas maioritariamente positivas. É descrito como um álbum de contrastes, abordando questões sobre a existência e a contemplação da morte. O contraste presente no projeto é ainda notável na densidade das músicas.

David Gray tem ganho elogios por manter a sua consistência e estabilidade nos trabalhos que tem produzido. O site britânico de notícias The Telegraphy, define as letras do artista como “meditações ousadas, mas ponderadas, sobre relacionamentos sob pressão que revelam uma alma em fluxo”.

O artista descreveu o próprio disco como uma “explosão de composições”. De 30 músicas escritas, Gray incluiu apenas 13. G começou a escrever o seu último disco em 2019, mas demorou seis anos para o lançar devido à necessidade de fazer o que o artista apelida de uma “jornada artística individual”.

Dear Life vem recebendo inúmeros elogios desde o seu lançamento, prometendo ter potencial para continuar a ganhar cada vez mais destaque. O álbum foi escrito para ser entendido e admirado não apenas pelos fãs do artista, mas por todo o público.