O dérbi minhoto resultou na quarta derrota consecutiva dos gilistas, bem como o regresso às vitórias dos azuis e brancos.

Nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, realizou-se pelas 20:15h o dérbi minhoto que opôs o Gil Vicente FCe o FC Famalicão. Este embate tomou lugar no Estádio Cidade de Barcelos e contou para a 22ª jornada daLiga Portugal Betclic.

A primeira metade deste encontro revelou-se plena de emoção, com ambas as equipas a criar chances de golo junto das balizas adversárias. Já na segunda parte as oportunidades escassearam e o jogo foi mais combativo a meio-campo.

A turma gilista foi quem melhor entrou na partida, protagonizando os primeiros 20 minutos. Quem mais perto esteve do golo foi Kanya Fugimoto que, ao minuto 11, rematou em zona privilegiada para defesa de Carevic.

Os famalicenses procuraram mudar o rumo do jogo durante os últimos 25 minutos da primeira parte. Ao minuto 37, Sejk recebeu um passe soberbo nas costas da defensiva adversária e procurou ser feliz. No cara-a-cara com Andrew viu o guardião brasileiro a responder com uma enorme intervenção

Ao cair do pano dos 45 minutos iniciais, a equipa visitante conseguiu mesmo abrir o placar por intermédio de Justin de Haas. Gustavo Sá efetuou um cruzamento teleguiado para o coração da área, onde apareceu o central para cabecear para o fundo das redes caseiras.

Ao regressar das cabines os forasteiros foram superiores, mas foi o conjunto de Bruno Pinheiro que procurou chegar ao golo com mais perigo. Aos 56 minutos, Bermejo chegou à área adversária e cruzou na direção da baliza. O espanhol deixou todo o estádio em suspenso, mas a bola apenas embateu na trave.

À passagem da hora de jogo, os famalicenses alargaram a sua vantagem. Uma jogada bem trabalhada pela direita do seu ataque culminou no cabeceamento de Óscar Aranda que assistiu Sejk para o 0-2.

A partir desse momento os galos tentaram uma reação. Apesar das sucessivas oportunidades criadas, todas elas acabaram por sair frustradas.

Já o jogo ia no terceiro minuto do tempo mínimo adicional quando Gil Dias ameaçou o 0-3. Andrew apareceu em bom plano e negou o tento ao camisola 23.

Com este resultado os gilistas descem à 14ª colocação do campeonato, com 22 pontos. O próximo encontro dos galos será no dia 22 de fevereiro, pelas 15h30, fora de portas, frente ao Casa Pia AC, e contará para a 23ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Após esta vitória os famalicenses mantêm-se no 9º posto da tabela classificativa, alcançando os 28 pontos. O próximo embate dos minhotos está marcado para o dia 23 de fevereiro, pelas 20:30h, frente ao Moreirense FC. Este dérbi minhoto realizar-se-á no Estádio Municipal de Famalicão e contará também para a 23ª jornada do campeonato.