A 2ª edição das Jornadas decorre entre os dias 10 e 12 deste mês, no Campus de Azurém.
Pedro Silva, Tenente das Forças Áreas Portuguesas, abriu o segundo dia das Jornadas de Engenharia Aeroespacial. A palestra com o tema “Força Aérea: o futuro da aviação” abordou questões como o espaço da Engenharia na Força Aérea, casos de estudo reais e projetos inovadores e colaborativos nesta área.
O Tenente começou por apresentar os organismos da Força Aérea, destacando a Direção de Engenharia e Programas, responsável pela engenharia e gestão de projetos, o Suporte Técnico em Ensaios Não Destrutivos (NDT), essencial para a manutenção preventiva e corretiva e a Direção de Manutenção de Sistemas de Armas, que assegura a operacionalidade dos sistemas. Pedro Silva mencionou também a Inspeção Geral, que investiga acidentes e a Academia da Força Aérea, responsável pelo treino de recrutas.
O convidado abordou conceitos da Engenharia Aeroespacial, focando no ciclo de vida de uma aeronave, conceito, definição, desenvolvimento, produção, serviço e disposal, com ênfase nas três primeiras fases estudadas no curso. Foram apresentados casos reais para ilustrar o trabalho da Força Aérea, incluindo a fissura na antena do C-295, o erro no MIDS-J do F-16, que afeta as comunicações seguras entre unidades militares. Outros episódios também foram referidos, tais como o SPS-45V5 no F-16 e o SATCOM no EH-101.
Pedro Silva apresentou, ainda, alguns dos principais projetos colaborativos em curso na Força Aérea. Destacam-se a LUS222, a primeira aeronave desenvolvida e fabricada em Portugal, o desenvolvimento de um drone, o Ilan VR, para voo indoor sem GPS, com uma autonomia de 10-15 minutos. Juntam-se o Agenda New Space WP10, que consiste em três satélites de pequeno porte para vigilância marítima, a Constelação Synthetic Aperture Radar (SAR), que engloba o projeto, construção e lançamento, e o OMNIDEA Neurospace, um telescópio ótico.
As jornadas continuam durante a tarde com mais palestras e workshops. Encerram amanhã com visitas às instalações da Continental, CEiiA e Airbus.