Em comemoração ao Dia dos Namorados, o ComUM celebra um amor muitas vezes esquecido: a amizade. Laços platónicos são tão intensos como qualquer romance, e estas músicas, séries e livros são a prova disso.
Música
hope ur ok, Olivia Rodrigo – “hope ur ok”, de Olivia Rodrigo, é um tributo emocionante à empatia, ao orgulho e ao impacto duradouro que certas pessoas têm nas nossas vidas, mesmo após anos de distância. No Dia de São Valentim, enquanto o foco recai sobre o amor romântico, a música lembra-nos da importância de celebrar o amor platônico: aquele que existe em amizades, histórias de superação e conexões que nos moldam. A canção é um convite para honrar não apenas aqueles que marcaram o nosso trajeto, mas também para refletir sobre o amor que sentimos por nós mesmos.
Ribs, Lorde – O tema emblemático de Lorde tornou-se num hino ao amor platónico e num clássico da música alternativa atual que não podia faltar na lista. A canção transmite nostalgia: o ouvinte parece ser transportado para dentro de um filme coming of age. “Ribs” é uma conversa entre amigos sobre o receio de crescer e o desejo de recuar no tempo para aproveitar mais um pouco os bons momentos de infância. No final, a eu lírica confessa ao amigo que é a única pessoa com quem espera compartilhar o futuro e mais risadas que fazem doer a caixa torácica.
Lunchbox Friends, Melanie Martinez – Melanie Martinez, interpretando a alter-ego Crybaby, exprime o desejo de poder construir amizades honestas e duradouras. A eu lírica espera formar um grupo com o qual possa discutir os mais variados assuntos e onde possa ser ela própria. Neste tema pertencente ao álbum visual K-12(2019) são criticadas as pessoas que apenas formam conexões somente para benefício próprio e não por puro companheirismo. “Lunchbox Friends” alerta que, tal como qualquer outro relacionamento, também algumas amizades podem ser tóxicas. Felizmente, no desenrolar da história de K-12, o anseio de Crybaby torna-se realidade e ela encontra companheiros sinceros.
“Love You in My Mind”, Brynn Cartelli – Lançada em 2021 como parte do EP de estreia Based on a True Story, a música “Love You in My Mind” de Brynn Cartelli é uma perfeita representação do amor platónico. A jovem cantora, vencedora da versão americana do The Voice em 2018, explora a situação de se amar alguém, mas não ter a coragem de lho dizer graças ao medo de quebrar o coração. É uma balada que facilmente toca as pessoas que se sintam enclausuradas pelo mesmo sentimento.
Cinema e TV
Sex and the City (1998)- Seria impossível falar de Sex and the City sem destacar a relação platónica que une o icónico quarteto – Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda. Mais do que uma série sobre romance e encontros na vibrante Nova Iorque, Sex and the City celebra a amizade feminina como a verdadeira história de amor da vida adulta. Ao longo de seis temporadas, as quatro protagonistas provam que o amor platónico pode ser tão profundo e transformador quanto qualquer relação romântica. Nos altos e baixos da vida, entre corações partidos e sucessos profissionais, é na amizade que encontram apoio incondicional e compreensão que só melhores amigas podem oferecer. Afinal, como a própria Carrie Bradshaw sugere, talvez as nossas almas gémeas sejam, na verdade, as amigas que estão sempre lá – e os homens apenas pessoas com quem nos divertimos pelo caminho.
Literatura
Six of Crows, Leigh Bardugo – A duologia de Bardugo gira em torno de atividades perigosas e clandestinas, mas o que fica guardado nos corações dos leitores é a improvável amizade dos seis protagonistas. No meio dos desafios, encontram refúgio uns nos outros: mesmo que não consigam conquistar os 30 milhões de kruges, sabem que não estão sozinhos no fim do dia. Bardugo aproveita a trope “found family” com excelência. As dinâmicas entre os seis membros do gangue são bem desenvolvidas, envolvendo o leitor ainda mais à trama. A relação entre os personagens torna Six of Crows um livro de conforto, apesar do seu enredo sombrio.
Escrito por: Ângela Eusébio, Carolina Sepúlveda, Joana Gomes, Clara Araújo, Filipa Correia