Foi a quinta derrota consecutiva da equipa barcelense.
O Gil Vicente FC perdeu na deslocação ao Casa Pia AC. Andrian Kraev apontou, aos 50 minutos, o único golo da partida, a contar para a jornada 23 da Liga Portugal Betclic, agravando a crise dos minhotos.
A derrota caseira com o FC Famalicão levou à saída de Bruno Pinheiro do comando dos barcelenses. O treinador dos sub-19 dos galos, José Pedro Pinto, assumiu interinamente a equipa principal e fez duas alterações no onze: Kazu entrou para o lugar de Sandro Cruz e o estreante João Marques rendeu no miolo o castigado Santi García.
O Casa Pia começou mais afoito, sobretudo pelos vaivéns de Larrazabal a partir da ala direita. O primeiro lance de perigo surgiu do lateral espanhol, que atirou à malha lateral após um cruzamento de Henrique Pereira para o segundo poste. O melhor que o Gil conseguiu foi um cabeceamento a meias entre o capitão Rúben Fernandes e Larrazabal, em cima do intervalo, que saiu à figura de Patrick Sequeira.
Sem mexidas para os segundos 45 minutos, o Casa Pia entrou forte e chegou ao golo de bola parada. O médio búlgaro Andrian Kraev, no regresso à titularidade, antecipou-se a Andrew e concluiu de cabeça uma jogada estudada dos lisboetas.
Manteve-se a toada da primeira parte com os gilistas a terem mais bola, mas incapazes de criar perigo, fora algumas iniciativas individuais de Félix Correia. A equipa da casa continuou a ter maior facilidade em sair em transição.
José Pedro Pinto refrescou as laterais e o ataque, mas foi logo a seguir às trocas que ficou perto de voltar a sofrer. O recém-entrado Cauê atirou por cima da barra no frente a frente com Andrew, após uma combinação entre Leonardo Lelo e Livolant: a melhor jogada do encontro. O avançado brasileiro atuou no Gil Vicente na primeira metade da temporada por empréstimo do Lommel, da Bélgica.
O mais próximo que os galos ficaram de empatar foi aos 68 minutos, num cruzamento-remate de Mutombo que Sequeira deixou fugir. O guardião costarriquenho teria protagonizado um dos “frangos” do ano se a bola tivesse entrado.
Nos últimos dez minutos, o Casa Pia viu um golo anulado por finalização com o braço do reforço de inverno Korede Osundina. Sandro Cruz tentou um remate de ressaca à entrada da área, muito desenquadrado, já em período de compensação.
O desaire em Rio Maior agrava a crise do Gil Vicente FC, que há mais de um mês que não pontua para o campeonato. Os barcelenses podem acabar a jornada no 15º lugar da Liga Portugal Betclic. Já o Casa Pia isolou-se no sexto posto da tabela, a melhor posição da história do clube se a mantiver no final da época.