Desde grandes artistas sem premiações a looks ousados na abertura, a 67º Cerimónia dos Grammys, no passado dia 3 de fevereiro, promete não passar despercebida e garantir reações.

A Cerimónia Anual dos Grammys ocorreu neste domingo em Los Angeles, com a apresentação de Trevor Noah, e recebeu os maiores nomes atuais da indústria da música. Nas categorias principais, foram premiados artistas já considerados merecedores como Sabrina Carpenter, com dois Grammys, Chapell Roan com o prémio de Artista Revelação e a grande colaboração do ano, Lady Gaga e Bruno Mars com o título de Melhor Performance de Duo ou Grupo Pop.

Teen Vogue (Composite: Getty Images)

De entre os vencedores da noite, destaca-se Kendrick Lamar, premiado em todas as categorias a que estava nomeado, cinco das mais prestigiosas, entre as quais Canção do Ano e Gravação do Ano. Da mesma forma, Beyoncé, também se destaca na premiação com a conquista, pela primeira vez na sua carreira, do Grammy de Álbum do Ano com o seu disco “Cowboy Carter”.  Além de ter alcançado este prémio, venceu também o Melhor Álbum Country, tornando-se a primeiro mulher negra a receber um Grammy nessa categoria.

Nos discursos de aceitação dos Grammys, muitos dos premiados aproveitaram o momento. Não para os discursos habituais de agradecimento, mas para colocar o foco na situação politica atual dos Estados Unidos da América. Como também, a necessidade das editoras discográficas valorizarem mais os artistas que representam.

A Cerimónia contou com algumas atuações dos artistas com mais sucesso do ano, como Sabrina Carpenter, Chappell Roan, Lady Gaga com Bruno Mars, Benson Boone e a atuação surpresa de The Weeknd. Esta atuação é inesperada, uma vez que o artista se comprometeu a boicotar a premiação em 2020, depois de acusações de racismo.

Apesar da noite memorável, a celebração anual termina com nomes de relevo, como Taylor Swift e Billie Eilish, sem nenhum prémio para acrescentar à coleção. Apesar de estarem nomeadas para seis e sete categorias, respetivamente, nenhuma das artistas foi presenteada com um Grammy, causando grande surpresa a muitos espectadores.

Apesar dos Grammys serem uma ceremónia de entrega de grandes prémios, inicia-se na famosa passadeira vermelha que antecede esta premiação. Este momento garantiu looks clássicos mas também alguns mais ousados e, no minino, extravagantes. Taylor Swift, Sabrina Carpenter e Miley Cyrus são algumas das artistas que optaram por vestidos mais elegantes e reveladores das suas personalidades. Por outro lado, Jaden Smith e em particular, Bianca Censori optaram por um estilo mais exuberante que sem dúvida chamou a atenção, mas não necessariamente da forma mais positiva.

Confira a lista dos principais vencedores:

Álbum do Ano
Cowboy Carter – Beyoncé

Gravação do Ano

Not Like Us – Kendrick Lamar

Música do Ano
Not Like Us – Kendrick Lamar

Artista Revelação
Chappell Roan

Melhor Performance Solo Pop
Espresso – Sabrina Carpenter

Melhor Performance Duo/Grupo Pop

Die With a Smile – Lady Gaga, Bruno Mars

Melhor Álbum Pop Vocal

Short n’ Sweet – Sabrina Carpenter

Melhor Álbum de Rap
Alligator Bites Never Heal – Doechii

Melhor Álbum Country
Cowboy Carter – Beyoncé

Produtor do Ano, não clássico
Daniel Nigro

Melhor Álbum de Dança/Eletrónico
BRAT – Charli XCX

Melhor Música R&B
Saturn – SZA

Melhor Música de Rap
Not Like Us – Kendrick Lamar

Melhor Performance de Rap
Not Like Us – Kendrick Lamar

Melhor Gravação Dance Pop

Von dutch – Charli XCX 

Melhor Performance Country por Duo ou Grupo
II MOST WANTED – Beyoncé, Miley Cyrus

Melhor Álbum de Rock
Hackney Diamonds – Rolling Stones

Melhor Gravação de Dança/Eletrónico
Neverender – Justice, Tame Impala

Melhor Álbum de Música Urbana
Las Letras Ya No Importan – Residente