O ministro da Educação, Ciência e Inovação esteve presente nas comemorações desta segunda-feira.
A Universidade do Minho celebra o seu 51º aniversário com uma cerimónia solene. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, num período em que se debate as alterações no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.
Durante as celebrações houve discursos do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do presidente da Associação Académica, Luís Guedes, e do presidente do Conselho Geral, Alberto Martins. Além dos atos solenes, o programa inclui o tradicional cortejo académico e a entrega de medalhas e diplomas. Ainda houve a entrega do título de professor emérito a Fernanda Proença, Leandro Almeida e Licínio Lima, como também a entrega do “Prémio de Mérito Científico” e, pela primeira vez, do “Prémio de Mérito na Docência.
O coro académico da UMinho e um ensemble de metais do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) foram responsáveis pelos momentos musicais da cerimónia. Mais tarde, às 21h30, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, ocorrerá um concerto especial em celebração à data.
Os espetáculos serão interpretados pelo coro e orquestra do Departamento de Música da ELACH, sob a direção musical de Vítor Matos, e pelo coro de Vítor Lima. Além disso, conta-se com a participação a solo de Marina Pacheco (soprano), Fábio Furia (bandoneón) e Job Tomé (barítono). O reportório inclui obras dos compositores argentinos Astor Piazzolla (Verano Porteño, Adiós Nonino, Tristezas de um Doble A) e Luis Bacalov (Misa Tango).