A Universidade do Minho vai também elaborar um conjunto de iniciativas, como conferências, exposições e visitas guiadas na cidade de Braga.
A Universidade do Minho, em parceria com sete outras universidades portuguesas, está a organizar o Congresso Internacional “Mário Soares: Uma vida entre dois séculos”, que terá lugar nos dias 9 e 10 de outubro na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Além da UMinho e da UCoimbra, organizam este congresso as universidades de Lisboa, Porto, ISCTE, Aberta, Beira Interior e Évora.
Em entrevista à RUM, Alexandra Esteves, vice-presidente do Instituto de Ciências Sociais da UMinho e membro da comissão organizadora do Congresso, destacou que este evento integra as comemorações do centenário do nascimento do antigo Presidente da República e fundador do PS, reunindo acadêmicos que estudam o seu pensamento e legado.
Está aberta uma call for papers para o Congresso, com o período de submissão de propostas disponível até 30 de junho no site oficial do evento. “Serve para permitir que jovens investigadores, que neste momento estão a trabalhar o século XX português, a história política, económica, social e cultural portuguesa deste período, também possam participar num evento que procura, de alguma forma, fazer com que as universidades se conectem à celebração do centenário, através da apresentação de trabalhos científicos e académicos que tratem a memória, a obra e o legado de Mário Soares”, explica Alexandra Esteves.
Ao longo de 2025, a Universidade do Minho pretende trazer Mário Soares para a cidade de Braga, permitindo que “a Academia também reflita sobre o personagem, de um ponto de vista histórico, o seu contexto, a sua obra, e, se possível, fazer até ponte com a atualidade”.
“Que nos obrigue a refletir sobre a ação que Mário Soares teve em alguns domínios menos conhecidos, como é o caso, por exemplo, da área do Património, dado que Mário Soares teve um papel importante também no salvamento de Bracara Augusta”, acrescenta.