João Rodrigues afirma ser necessário “continuar a estimular e incentivar a reabilitação urbana”.

A obra de restauro e reabilitação “Villa Theatro”, de Luís Barbosa e Silva, Arquitetos Aliados, e a nova edificação “Casa BO”, de Mário Manuel Martins Sequeira, AZO Sequeira Arquitetos Associados, venceram o Prémio Municipal de Reabilitação Urbana – REABILITA BRAGA. A cerimónia realizou-se no dia 10 de fevereiro, o Theatro Circo, onde foram entregues menções honrosas a diversos projetos.

Na categoria de obras de restauro e reabilitação destacaram-se os projetos “Dom Frei” (Marta de Azevedo Campos, Magnético) e “Casa no Campo Novo” (Maria da Graça Ribeiro Correia Ragazzi, Correia/Ragazzi Aquitectos). Já na categoria nova edificação em ARU destacou-se o projeto “Casa na Rua da Cruz de Pedro” de Nuno Flores, Nuno Flores Arquitetura.

O vereador da área, João Rodrigues, destacou a intenção de continuar a incentivar a reabilitação urbana. Além disso, não deixa de destacar o alargamento dos apoios e das áreas de abrangência das ARU, medidas que contribuíram para um aumento de 25% da população no centro histórico de Braga.

João Rodrigues reforçou a importância de “olhar com particular atenção e cuidado para a forma como Braga se desenvolve e como urbanisticamente pode crescer, com as particularidades singulares de uma cidade com dois mil anos de história”. O projeto “Villa Theatro” foi premiado com 10.000 euros, distribuídos igualmente entre o proprietário e a projetista. Já ao projeto “Casa BO” foi atribuída uma quantia de 5.000 euros.