A mensagem sobre o papel e o poder desta arte em tempos de convulsão social.

A mensagem do Dia Mundial do Teatro 2025 é da autoria de Theodoros Terzopoulos. O comunicado, que tem o mote “uma cultura de paz”, começa com questões como “Poderá o teatro ouvir o pedido de SOS que os nossos tempos estão a enviar, num mundo de cidadãos empobrecidos, fechados em células de realidade virtual, entrincheirados na sua privacidade sufocante?” ou “Podem os holofotes do teatro lançar luz sobre o trauma social, e parar de se iluminar a si mesmo de forma enganadora?”.

O pedagogo e encenador grego continua a mensagem afirmando que “o teatro acompanha o impacto humano no planeta há muitos anos, mas está com dificuldades em lidar com este problema”. As perguntas continuam com reflexões relativamente ao papel desta arte no século XXI, “em que o cidadão é manipulado por interesses políticos e económicos, redes de comunicação social e empresas fazedoras de opinião”.

Theodoros Terzopoulos reflete questões relativas ao papel das redes sociais, ao distanciamento das pessoas e à “sensação generalizada de medo do Outro, do diferente, do Estranho, que domina os nossos pensamentos e ações”. O encenador deixa estas reflexões, questionando também se “Pode o teatro funcionar como laboratório para a coexistência de diferenças, sem levar em conta o trauma sangrento?”.

A mensagem cita ainda Heiner Muller, a propósito do poder do Mito que questiona “de que é que trata tudo”, com um olhar sobre o futuro. Theodoros Terzopoulos deixa a mensagem de que “precisamos de novas formas narrativas destinadas a cultivar a memória e a moldar uma nova responsabilidade moral e política que emerja da ditadura multiforme da atual Idade Média”.

O autor iniciou as suas atividades em 1967 com várias premiações que marcaram a sua carreira. As de destaque são o Prémio Lorca (Espanha, 1986), Prémio Stanislavski de Melhor Encenação (Rússia, 1993), Prémio Honorário de Teatro (Turquia, 2006), Prémio de Melhor Encenação (Festival das Nações, Seul, 1994), Prémio Internacional de Teatro Yuri Lyubimov (2020), Estrela da Calçada da Fama de Sibiu (Sibiu, Roménia, 2024), e Grande Prémio de Teatro da Associação Helénica de Críticos de Teatro e Artes Cénicas (Grécia, 2024).

A mensagem é divulgada através de uma colaboração do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana com a UNESCO. A iniciativa, com inicio em 2017, assinala o Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março.