Os minhotos dominaram o jogo e continuam na luta para evitar a despromoção.

O Parque da Tílias voltou a abrir as suas portas ao final da tarde da passada terça-feira, 4 de março, para ser o palco do duelo entre os últimos dois classificados do Campeonato Placard, o Riba D’Ave HC e o GRF Murches. O encontro que abriu a décima sétima jornada ficou marcado pela avalanche de golos que resultou no domínio minhoto, culminando na vitória caseira em solo famalicense, algo que já não acontecia há nove jogos.

O encontro iniciou-se de forma frenética, com ambas as equipas a tentarem impor o seu jogo. A turma de Pedro Nunes foi a primeira a faturar, porém, os minhotos anularam de imediato a vantagem forasteira. A primeira metade da partida foi caracterizada, essencialmente, pela reação sucessiva aos golos marcados de parte a parte.

Os guardiões de ambas as equipas foram as grandes figuras. De um lado, Rodrigo Vieira agigantou-se e defendeu a grande penalidade de Franco Pósito e o livre direto de Folhetas. Do outro lado, Álvaro Shedha também foi chamado a serviço e negou o golo a Tomás Moreira, no seguimento de um livre direto. Quando Manuel Oliveira mandou toda a gente para os balneários, a equipa da casa estava a vencer pela vantagem mínima de 3-2.

No reatamento da partida, a orquestra de Raúl Meca quis levar a partida ao seu ritmo e começou, de imediato, a subir as linhas de pressão e apostar no ataque organizacional com a subida do seu guarda-redes. As jogadas começaram a materializar-se e o fosso entre as duas equipas começou a alargar cada vez mais. Gustavo Pato quis ser o maestro da sua equipa e conduziu-a a nível ofensivo, sendo um dos responsáveis pela vantagem que foi aumentando progressivamente.

Até ao apito final, a formação de Cascais não conseguiu apresentar argumentos para contrariar a superioridade minhota. A sentença dos visitantes já estava escrita, não tendo hipóteses de correr atrás do prejuízo, com muito mérito dos famalicenses. Manuel Oliveira acabou por terminar o duelo com o resultado final de 9-3.

Com esta vitória, os minhotos ficam mais próximos de abandonar a zona de despromoção, posicionando-se na décima terceira posição da tabela classificativa, com 13 pontos. Na próxima jornada do Campeonato Placard, o Riba D’Ave HC viaja até Braga para o dérbi minhoto com o HC Braga, no próximo dia 8 de março, às 18h00.