Deslocação a Aveiro com resultado negativo para a turma minhota.

Na 17ª jornada do Campeonato Placard de Hóquei em Patins, o Hóquei Clube de Braga defrontou a União Desportiva Oliveirense. O duelo ocorreu na última quarta-feira, dia 5 de março, pelas 21h00, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.

No confronto anterior entre ambos os clubes, os minhotos venceram por duas bolas a uma. Tal resultado justifica a notável desconcentração dos atletas bracarenses no início da partida. Os adversários, por sua vez, estavam ambiciosos de vencer em casa. Assim, reagindo à falta de foco dos visitantes, marcaram dois golos nos 12 primeiros minutos, da autoria de Facundo Navarro e de Marc Torra. Os minhotos também tiveram a ocasião de marcar o primeiro golo da equipa com um livre direto a seu favor. Contudo, António Trabulo não foi bem-sucedido.

A desvantagem no marcador não foi suficiente para acordar os pupilos de Tó Neves. Neste âmbito, aos 17 minutos de jogo, a baliza braguista voltou a ser atacada, desta vez por Bruno Di Benedetto na marcação de um livre direto. Em menos de um minuto, os caseiros, motivados pela vantagem assegurada no marcador, conseguiram nova oportunidade de golo, concretizada eficazmente por Diogo Abreu. Ainda antes do intervalo do duelo, o oliveirense Lucas Cristal aumentou a vantagem do resultado para 5-0.

O tempo de descanso organizou o jogo minhoto. Tal foi evidenciado pelo aumento da eficácia defensiva, visto não terem sofrido mais nenhum golo nos primeiros 20 minutos do segundo parcial. No entanto, a formação bracarense não foi capaz de ameaçar a baliza adversária visto que falharam, novamente, uma clara oportunidade de golo em situação de penalidade a faltar 10 minutos de jogo.

José Pereira, autor desta falta de eficácia, não se desmotivou e marcou o primeiro golo braguista da partida quando o relógio assinalava 42 minutos do duelo. A alteração no marcador incentivou os minhotos e, em menos de cinco minutos, Jorge Silva diminui a desvantagem para 5-2. A faltar sete segundos para o apito final, o oliveirense Diogo Lemos marcou o seu primeiro golo nesta prova e assegurou a vitória da sua equipa por 6-2.

Com este resultado, o HC Braga encontra-se em oitavo lugar na classificação, com 20 pontos, enquanto a UD Oliveirense ocupa a quinta posição, com 29 pontos. Já no próximo sábado, 8 de março, os minhotos defrontam o Riba D’Ave na décima oitava jornada do campeonato. A partida ocorrerá no Pavilhão das Goladas, em Braga, pelas 18h00.