O evento, integrado na programação da Braga 25, celebra a cultura hip-hop através das suas quatro vertentes: rap, beats, graffiti e breaking.
Hoje, dia 8 de março, Braga recebe a primeira edição do Cindy’s Sisters, o primeiro festival de hip-hop em Portugal totalmente dedicado ao talento feminino. Com concertos, graffiti e debates, o evento promete dar palco à representatividade e abrir caminho para uma maior igualdade de género na cultura urbana.
A rapper brasileira Muleca XIII é a grande protagonista do arranque do festival, marcando presença em dois momentos distintos. Durante a tarde, conduz uma oficina de graffiti, cujas vagas já estão esgotadas, deixando a sua marca artística nas paredes exteriores da Piscina Municipal das Parretas. À noite, pelas 21h30, sobe ao palco no antigo Quartel de Bombeiros Sapadores de Braga para um concerto especial, celebrando quase duas décadas de carreira.
Além da música e das artes visuais, o Cindy’s Sisters promove também um espaço de reflexão. A primeira de um ciclo de quatro conversas acontece às 15h na sede da Associação Parretas Team. Beatriz Freitas, locutora e entrevistadora independente, e Lia Pereira, jornalista do Expresso, vão debater o papel dos comunicadores na promoção da igualdade de género no hip-hop. A moderação estará a cargo da jornalista Sara Sofia Gonçalves.
Inspirado na história de Cindy Campbell, a mulher que organizou a festa que marcou o nascimento do hip-hop em 1973, o festival pretende dar visibilidade às mulheres da cultura hip-hop, apostando na diversidade e na representatividade. O Cindy’s Sisters continuará ao longo do ano com mais três datas: 17 de maio, 12 de julho e 13 de setembro. Entre os destaques das próximas edições estão nomes como Máry M, a portuense Gabi e a pioneira galega Wöyza.