Cleópatra e Frankenstein foi lançado a 15 de fevereiro de 2022 e desde a data tem gerado opiniões diversas. O enredo segue a história de dois protagonistas, uma jovem artista na casa dos vinta, Cleo e um agente publicitário, 20 anos mais velho, Frank.

La Vanguardia

Apesar de se conhecerem há pouco tempo tomam a decisão de casar na noite de ano novo. Cleo, britânica, é a criatividade em pessoa e Frank, americano, a confiança e espontaneidade. Para Cleo, Frank representa tudo aquilo que ela esperava encontrar em Nova York e Cleo é mais um contributo nas surpresas e novidades constantes da vida de Frank.

Desde o início do livro percebemos que este casal vive num mundo de constante glamour, festas e todas as novidades que a cidade de Nova York tem para oferecer. Como podemos imaginar, são muitas. Os anos passam e este casamento revela-se cada vez mais instável- não por alguma razão específica fraturante, mas por várias situações em geral, que se tornam cada vez mais constantes no casamento.

O livro conta-nos a história de amor e desamor de Cleo e Frank. A escrita de Mellors permite uma invasão ao pensamento destes personagens, que nos obriga a refletir sobre as suas escolhas e atitudes ao longo da ação. Acredito ser de fácil perceção que as personagens do livro não são criadas para serem prefeitas, mas apesar disso, o leitor envolve-se nas suas dificuldades e consegue compreender o porquê das suas ações.

“Quando a parte mais obscura de ti encontra a parte mais obscura de mim, cria-se luz”. 

Os amigos do casal que surgem com o passar do tempo acrescentam mais uma camada de complexidade. Permitem abordar assuntos relevantes para a história e apresentam a sua própria visão deste casal, que faz parte do seu quotidiano.

O primeiro livro de Coco Mellors destaca-se pela honestidade na escrita, intensidade e diálogos impactantes. Apresenta um enredo que nos obriga a refletir sobre as nossas próprias escolhas e até mesmo sobre o valor do momento. Partilha vários pensamentos como:“Nós quebramos. Voltamos a colar-nos. As fissuras são a melhor parte. Tu não tens de escondê-las. A obra encontra-se repleta de reflexões profundas que contaminam o leitor ao longo da leitura. Aborda tópicos sensíveis e intensos de uma forma muito vulnerável e repleta de compaixão.

Cleópatra e Frankenstein é sobre amor, crescimento, dor, tragédia, esperança e todos os aspetos da vida que são relevantes para os seres humanos. Não obstante de ser o primeiro livro de Mellors, demonstra um grande talento na escrita, especialmente na captura dos sentimentos. Divertido, intenso e provocador: Coco Mellors tem todo o potencial para continuar a sua carreira com livros como este -de elevada qualidade em todos os seus aspetos.

“A diversão era boa quando se era jovem, mas, à medida que se envelhecia, era a bondade que contava, a bondade que se revelava.”