O Vitória SC termina a primeira fase do campeonato no sétimo posto.
No primeiro dia do mês de março, a formação vitoriana recebeu e venceu o Castelo da Maia Ginásio Clube. O duelo da 12ª e última jornada da “main round” da Liga Una Seguros ocorreu pelas 17h00 no Pavilhão Unidade Vimaranense.
Apesar da superioridade dos visitantes na tabela de classificações, o Vitória SC entrou em campo motivado para garantir a vitória. Assim, o primeiro set foi marcado pela constante liderança do marcador pelos caseiros desde a igualdade a um ponto.
Contudo, os adversários não deixaram de ser um obstáculo, sobretudo quando diminuíram a desvantagem e conseguiram, pela primeira vez na partida, estar à frente no resultado (14-15). Os conquistadores não baixaram os braços e, demonstrando a sua determinação, regressam à liderança no marcador após o empate a 17. Desta forma, o Vitória SC ganhou o primeiro parcial por 25-21.
O segundo período de tempo exaltou maior paridade entre as formações, devido à instabilidade do líder do resultado. Quando o marcador assinalava 13-13, os maiatos destacaram-se ao conseguir uma vantagem de dois pontos.
No entanto, os vimaranenses reagiram rapidamente, alcançando, não só, uma igualdade pontual a 17, como também, posteriormente, passaram a vencer por três pontos (20-17). Tal diferença permaneceu até ao apito final, terminando com o resultado 25-22, a favor dos vitorianos.
A desigualdade nos dois últimos sets não fez os visitantes desistirem do seu objetivo. Assim sendo, o terceiro parcial iniciou novamente com uma disputa acesa no marcador, realçando o equilíbrio entre as duas equipas. Ao contrário do que aconteceu nos primeiros momentos do confronto, os atletas do Castelo da Maia GC asseguraram um resultado de 8-11.
O esforço dos pupilos de Nuno Pereira para diminuir a diferença foi insuficiente. Os maiatos permaneceram na liderança do marcador até ao final deste período, vencendo por 19-25.
O quarto set da partida destacou, inicialmente, a motivação dos visitantes, alimentada pela vitória do parcial anterior. Assim, os vitorianos tiveram uma desvantagem no marcador que, embora variasse entre os dois e os três pontos, parecia ser impossível eliminá-la.
A formação do Castelo da Maia GC, por sua vez, aparentava estar determinada para ganhar o jogo e, ao alcançar a vantagem de cinco pontos (11-16), era credível que o set terminasse com um resultado a favor dos maiatos. No entanto, os conquistadores nunca desistiram do seu desejo de vencer e conseguiram reduzir a diferença, quando o marcador assinalava 19-19.
Os adversários persistiram na luta, mas os vitorianos não desistiram e, após algumas jogadas marcadas pela instabilidade do líder do marcador, os caseiros marcam três pontos seguidos e garantiram a vitória do quarto período, a 28-26. Tal resultado deu por terminado o duelo, assegurando a vitória vimaranense.
No final da “main round” da competição, o Castelo da Maia GC encontra-se em quinto lugar, enquanto o Vitória SC está na sétima posição. Com esta classificação, os vitorianos asseguram o seu lugar nos quartos de final do campeonato, ou seja, estão nos oito primeiros classificados.
Os próximos duelos dos conquistadores serão diante do Sporting CP, numa eliminatória à melhor de três jogos, com começo no dia 15 de março.