Sem perder há três jogos, o conjunto minhoto atravessa a melhor fase da temporada.

No último sábado, o FC Famalicão e o GD Estoril Praia mediram forças na 18ª jornada da Liga BPI. As duas equipas, que se situam na cauda da tabela, deixaram as contas da manutenção em banho-maria.

Frente a um concorrente direto na fuga à despromoção, o FC Famalicão iniciou o duelo a todo o vapor. Ao minuto dois, Eugenia Nardone levantou um canto na direita. Com alguma confusão à mistura, Kleydiana Borges concretizou o 1-0.

Contra a corrente do jogo, as estorilistas colocaram o marcador na estaca zero ao minuto nove. Descaída para a meia esquerda, Carolina Pocinho surpreendeu a guardiã caseira com um remate seco ao primeiro poste (1-1).

Inconformadas com o resultado, as famalicenses correram atrás do prejuízo. E, aos 26´, ainda introduziram a bola na rede contrária. Contudo, a árbitra Mariana Rosa socorreu-se do VAR para negar o golo a Zipporah Agama.

À boleia, mais uma vez, da bola parada ofensiva, a turma de Rita Castro e Silva recolocou-se em vantagem. À passagem do minuto 38, a avançada Karol Cardozo endereçou um livre para o primeiro poste. À meia-volta, Mariana Simães depositou justiça no placar (2-1).

No regresso dos balneários, as equipas alteraram radicalmente de postura. A perder e sem produzir jogo ofensivo, o GD Estoril Praia subiu linhas e assumiu a posse de bola. Contrariamente, as minhotas recuaram, forçosamente, no terreno. Dentro do primeiro minuto de jogo, as canarinhas deixaram um aviso às contrárias, por Sarah Brasero.

Com maior ímpeto no ataque, a equipa da Linha, aos 52 minutos, bateu à porta do empate. Na esquerda, Sara Brasil tirou Rita Dias do caminho e atirou à barra da baliza caseira.

Na gíria, diz-se que à terceira, é de vez. Dito e feito. Quando estavam cumpridos 66 minutos no relógio, as forasteiras chegaram ao 2-2. A camisola 10, Mariana Coelho, encheu-se de fé e, do meio da rua, introduziu o esférico onde dorme a coruja. Depois do empate, o ritmo do encontro caiu a pique. Embora a mente das famalicenses quisesse mudar o resultado, as pernas não tiveram energia para mais.

No final das contas, o FC Famalicão prossegue no primeiro lugar da linha de água, com 11 pontos. Na jornada que se avizinha, a formação minhota viaja até ao reduto do CS Marítimo. A partida está calendarizada para o dia 29 de março, com pontapé de saída às 15h.