O executivo de Luís Montenegro espera que este processo seja vagaroso.
O Conselho de Ministros debate, esta sexta-feira, a aprovação de uma medida que prevê a reconversão do Hospital de Braga para uma gestão Público Privada. Essa resolução dá “o pontapé de saída para a conversão de cinco hospitais em PPP (Parcerias Público-Privadas)”, como noticia o jornal Público.
A iniciativa, já prevista pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, em fevereiro, afeta os hospitais de Braga, Loures, Amadora-Sintra, Vila Franca de Xira e Garcia de Orta. Segundo o executivo, esta medida é justificada pela queda na qualidade dos serviços e aos agravamentos orçamentais, desde a passagem à gestão pública.
O órgão comunicacional aponta que a resolução, a ser aprovada, previa dois pontos. Em primeiro lugar, a comparação com o setor público com “o objetivo de apurar quais os gastos destes serviços sob a atual gestão pública”. Em segundo, esta “deverá ditar o início da preparação do futuro caderno de encargos para a realização de concursos públicos internacionais para a gestão desta unidade”.