Com a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral a acontecer já esta quarta-feira, a Lista A apresentou as medidas que visa implementar.
A Lista A apresentou a sua candidatura ao mandato 2025-2027 do Conselho Geral da Universidade do Minho. Com o mote “a tua Perspetiva, o nosso Compromisso”, é encabeçada por Luís Guedes, aluno do mestrado em Sistemas de Informação.
São várias as propostas defendidas pela Lista A para melhorar as condições de ensino e do ambiente académico, como indicado no seu manifesto. Relativamente aos custos associados ao Ensino Superior, a Lista defende um percurso que conduza à gratuitidade do Ensino Superior Público, para além da diminuição da diferença do custo das propinas entre a licenciatura e os 2.º e 3.º ciclos de estudo.
A preocupação com a ação social manifesta-se, também, na vontade de tornar as refeições gratuitas para os estudantes bolseiros. Quanto ao alojamento estudantil, a Lista A defende o cumprimento dos projetos de construção de novas residências e a renovação das mais antigas, assim como a uniformização dos valores das mesmas entre ciclos de estudo.
Além disso, a Lista A apresenta interesse na valorização do papel estudantil nos órgãos de gestão da Universidade e na melhoria das condições de segurança das infraestruturas e dos espaços envolventes. No âmbito da inovação pedagógica, uma das medidas defendidas corresponde à revisão do modelo de ensino. A Lista A demonstra, ainda, preocupação com a saúde mental e com a inclusão dos estudantes estrangeiros ou com necessidades educativas específicas.
As eleições para o Conselho Geral da Universidade do Minho estão marcadas para esta quarta-feira, dia 19 de março, através do eVotum. Este órgão tem a função de governo e de decisão estratégica da Universidade, sendo constituído por quatro representantes dos estudantes. A Lista A concorre contra a Lista B, liderada por Miguel Martins.


