O projeto Zona Franca apresenta novas colaborações que irão acontecer entre as cidades de Braga e Guimarães.
Em 2025, o projeto Zona Franca conta com a presença de duas figuras de destaque da cultura urbana e afrodescendente em Portugal. Piny e Xullaji vão colaborar pela primeira vez na criação de um novo espetáculo.
Zona Franca é um projeto que surgiu da parceria entre o Centro Cultural Vila Flor, o Theatro Circo e o gnration. Cruza fronteiras artísticas, conectando músicos e coreógrafos num processo criativo e colaborativo, onde a música e a dança se fundem num diálogo artístico.
Piny, performer e coreógrafa, tem uma ligação às danças de rua, ao breakdance e ao clubbing. Iniciou a sua trajetória nas danças de ventre tradicionais do Egito, mas logo se interessou pelas danças urbanas. Fundou o grupo de hiphop feminino Butterfly Soul Flow e o coletivo Orchidaceae, onde explora a ligação entre danças urbanas e danças tradicionais do sudoeste asiático e norte de África.
Cofundou a Vogue PT, promovendo eventos Ballroom, ligados às comunidades afro-americanas, latinas e LGBTQIA+. Trabalhou com coreógrafos de destaque e criou obras próprias. Em 2023, organizou o projeto OU.kupa, celebrando as danças de rua e clubbing.
Xullaji, também conhecido como Nuno Santos, é um rapper, poeta e ativista, que editou uma trilogia notável na música nacional, Rapresálias (2001), Rapensar (2004) e Rapressão (2012). Nesta trilogia, o artista destaca o hip hop como uma cultura de resistência das classes trabalhadores africanas e da diáspora.
Criou o projeto AKapella47 e o álbum prétu 1 – Xei di Kor, que foi reconhecido pelo Público como um dos melhores álbuns de 2023 e, mais tarde, em junho de 2024, foi apresentado no gnration. Além da música, cofundou o coletivo “Peles Negras Mascaras Negras” e colabora com o Teatro Griot e outras companhias.
Esta colaboração estreia a 24 de maio, no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), e a 9 de junho, no gnration (Braga). Para mais informações e para adquirir bilhetes consulte aqui: oficina.bol.pt, gnration.bol.pt e gnration.bol.pt.