Foram preparadas duas atividades para celebrar estas efemérides.
No dia 21 de março, será possível participar na atividade “O Reino das Plantas que curam” e ver a peça de teatro “Camões – O Príncipe dos Poetas”. Estes eventos serão no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, e assinalam o Dia da Árvore, da Floresta e da Poesia.
Pelas 11 da manhã, terá início a primeira atividade. “O Reino das Plantas que curam” é uma oficina de educação ambiental inspirada na forte ligação que D. Constança de Noronha tinha com as ervas aromáticas, de modo a ajudar doentes e pessoas necessitadas. As crianças e os jovens (dos 5 aos 12 anos) terão oportunidade de construir uma farmácia verde com as plantas típicas do Mediterrâneo. Esta primeira parte encerrará às 14 horas.
No início da tarde, às 14h30, terá início a peça de teatro “Camões – O Príncipe dos Poetas”. Numa história que, 500 anos após o seu nascimento, Camões reaparece e, entre prosa e poesia, vai contando excertos da sua vida. Terá a sua inspiração nas aventuras amorosas enquanto estudante de Coimbra e no relato da escrita de “Os Lusíadas”. Para esta peça, o público-alvo são os alunos do 4º ao 12º ano.
O primeiro encontro tem um tempo médio de 90 minutos e um custo de 4€. Já o segundo encontro deve durar 30 minutos e é gratuito. Para participar em ambas as atividades é necessário uma marcação prévia até dia 17 de março, através do telefone 253 105 568 ou a partir do e-mail se.pduques@museusemonumentos.pt.