A nova escola vai ficar instalada no Edifício da Rua do Castelo e terá um custo estimado de cerca de 10 milhões de euros.

A Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEGCP) da Universidade do Minho anunciou a criação da UMinhoExec – Escola de Formação Empresarial, que será instalada na Rua do Castelo, em Braga. O projeto, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e de várias empresas da região, representa um investimento de cerca de 10 milhões de euros.

O presidente da EEGCP, Luís Aguiar-Conraria, revelou a novidade durante as comemorações dos 43 anos da instituição. Destacou que a nova escola pretende “potenciar o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor e criar postos de trabalho de elevado valor acrescentado”. A Câmara Municipal de Braga já aprovou um apoio, que pode ir até um milhão de euros, para a reabilitação do edifício onde a escola ficará sediada. Aguarda-se, agora, a resposta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Além da aposta na formação executiva, a EEGCP ambiciona consolidar a sua presença no estrangeiro em 2025. Para tal, pretende obter a acreditação internacional que reforçará a excelência do ensino da instituição. “É com orgulho que somos do Minho, mas queremos que os nossos alunos cheguem a todas as partes do mundo”, sublinha Aguiar-Conraria.

A sessão comemorativa contou ainda com a participação do humorista Ricardo Araújo Pereira. Através do tema “Não Esquecer que Tudo Isto é Absurdo” trouxe um toque de leveza ao evento. “Já vi que estão cá grandes empresários e por isso já vi que a minha presença aqui não faz grande sentido”, disse, gerando risos entre os presentes.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a importância da escola na qualificação de profissionais para o setor público e empresarial, bem como o seu papel de referência na investigação e avaliação de políticas públicas. A sessão contou com a presença do reitor da UMinho e de vários empresários. Concluiu com a entrega de prémios de mérito.