O festival da Afonsina está de regresso para mais uma edição inesquecível.
Guimarães acolheu, nos dias 7 e 8 de março, pela 19ª vez, o Cidade Berço – Festival de Tunas Académicas. Com a sala de espetáculos esgotada, o evento voltou a encher o coração da cidade de tradição e boémia.
E como manda a tradição, a primeira noite foi de serenatas no Largo da Oliveira, onde nem o frio nem a chuva afastaram o público. A Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, marcou o início desta noite, que contou com a participação de diversas tunas minhotas, como a Gatuna, Tun’Obebes, Tun’ao Minho, TUM- Tuna Universitária do Minho e, ainda, o SINA- Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade do Minho.
Para além das tunas da Universidade do Minho, também foram convidadas tunas do resto do país, como os Gatunos- Tuna Académica do Politécnico do Porto, a FAN- Farra Académica de Coimbra e a TAB- Tuna Académica de Biomédicas.
No dia 8, O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor foi o palco da tão esperada noite de espetáculo, com a sala lotada e pronta para se divertir com a apresentação da Trupe Fandanga de Nicolinos do Burgo.
A primeira tuna a subir ao palco foi a TUIST- Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, cativando o público com o seu ambiente acolhedor e contagiante. Esta edição contou com as tunas a concurso, já apresentadas na noite anterior, que deixaram a plateia boquiaberta com atuações memoráveis. A FAN- Farra Académica de Coimbra destacou-se pela sua performance impressionante, deixando o público ao rubro.
Para terminar, foi a vez da atuação da Afonsina. Com uma energia contagiante, iniciaram o espetáculo com o original “Caravela”, seguido pelo tema de solista “Onde Acaba o Oeste”. A atuação seguiu-se ao som de “Perdoei” e “Adeus Adeus”.
A tuna agradeceu aos apresentadores e todos os patrocinadores que tornaram este XIX Cidade Berço possível. Realizou-se a entrega de prémios de participação às tunas a concurso e extraconcurso.
A FAN-Farra foi o grupo mais premiado da noite, conquistando os prémios de Melhor pandeireta, Melhor Estandarte e Tuna+Tuna. Os Gatunos receberam o prémio de Melhor Instrumental, para além do prémio de Melhor Serenata, referente à noite de sexta-feira. Já o prémio de Melhor Original e Melhor Tuna do XIX Cidade Berço foram entregues à TAB. Por último, a TUIST levou para casa o prémio de Melhor Solista.
Para encerrar a noite, chegou o momento da música mais aguardada: o Hino da Afonsina, acompanhado por um espetáculo de pandeiretas e estandarte, que foi recebido com muito entusiasmo e folia.