Borderline é um filme de comédia, suspense e terror americano que foi lançado a 14 de março de 2025, pela Magnet Releasing. A duração aproximada de Borderline é de 1h e 34 minutos.
Produzido e dirigido por Jimmy Warden, o filme conta com um elenco que inclui Samara Weaving, Ray Nicholson, Eric Dane, Jimmie Fails e ainda, a atriz portuguesa, Alba Baptista.
A história que é descrita em Borderline desenvolve-se à volta da personagem Weaving, uma famosa estrela pop dos anos 90, que tem de lidar com a perseguição de Nicholson, um fã obsessivo, que acredita que o seu destino e o de Weaving se devem cruzar. Nicholson faz de tudo para levar Weaving a acreditar nas suas histórias e fantasias, incluindo invadir a casa da artista.
Borderline foi um projeto desenvolvido com o objetivo principal de representar e dar a conhecer um pouco mais sobre o transtorno de personalidade borderline. Através da personagem Nicholson, os produtores do filme tentam demonstrar o impacto que este transtorno tem na vida de quem tem de conviver com ele todos os dias. Borderline aposta, então, na representação desta condição, que acaba por ter um papel essencial para a história principal.
Os cenários que podemos encontrar ao assistir a Borderline são sombrios e escuros, de forma a representar o melhor possível o terror vivido pela protagonista. A utilização de salas que dispõem de luzes quentes facilita a tentativa de passar os sentimentos das personagens através do ecrã. Muitas das cenas que decorrem em espaços exteriores foram gravadas em Vancouver, Canadá.
Para envolver o público na trama, está também uma banda sonora pormenorizadamente escolhida para dar ênfase às cenas mais relevantes. Alguns dos temas que se pode ouvir no decorrer de Borderline são “It’s All Coming Back to Me Now”, “Atlantis” e “Crimson and Clover”.
As críticas ao filme têm sido, desde o seu lançamento, mistas. Clint Worthington do RogerEbert.com descreveu o filme como “uma mistura divertida de humor e horror que se transforma numa bagunça confusa que não consegue equilibrar os seus temas sombrios”.
Já Brennan Klein, da Screen Rant, elogiou as atuações de Samara Weaving e de Ray Nicholson. Klein afirmou que Borderline “proporciona consistentemente emoções e risos com uma sensibilidade musical vibrante”.
Borderline é uma boa opção para quem procura, não só assistir a algo um pouco mais emocionante e realista, mas também descobrir e aprender um pouco mais sobre como é viver com uma doença mental. O filme pode proporcionar aos espectadores uma reflexão sobre os desafios de viver com uma condição que é muitas vezes incompreendida.
As atuações intensas e envolventes do elenco levam a que a narrativa se transforme numa obra que emociona, ensina e consciencializa sobre a realidade das doenças mentais.
Título original: Borderline
Realização: Jimmy Warden
Elenco: Samara Weaving, Ray Nicholson, Eric Dane, Jimmie Fails, Alba Baptista
Estados Unidos da América
2025





