Após o primeiro tempo sem golos, o segundo trouxe oito tentos e emoção até final.

O HC Braga recebeu, neste sábado, a Associação Juventude de Viana, num dérbi minhoto a contar para a 23.ª jornada da fase regular doCampeonato Placard. Apesar do equilíbrio inicial, os braguistas aproveitaram as fragilidades dos vianenses para construir um resultado expressivo na segunda metade.

A primeira parte foi pautada pelo equilíbrio e pela organização defensiva de ambas as equipas, resultando numa disputa fechada e com poucas ocasiões de golo.

No regresso dos balneários, a história mudou. Aos 32 minutos, Jorge Silva recuperou o esférico junto à sua baliza, arrancou em velocidade e, numa transição ofensiva rápida, inaugurou o marcador para os bracarenses.

Três minutos depois, Gonçalo Meira foi derrubado dentro da área vianense e a equipa da casa teve a oportunidade de ampliar a vantagem através da grande penalidade. No entanto, Pedro Mendes viu o seu remate ser travado por Mati Bridge.

A resposta da Juventude de Viana não tardou. Aos 39 minutos, Pedro Batista entrou pela área adversária com a bola controlada e colocou-a dentro da baliza, restabelecendo a igualdade.

A reação braguista surgiu no mesmo minuto, por intermédio de Gonçalo Meira, que fez o 2-1.

Aos 41’, os visitantes cometeram a décima falta, concedendo um livre direto aos bracarenses. António Trabulo assumiu a responsabilidade, mas não conseguiu bater Mati Bridge, que voltou a destacar-se.

Como quem não marca sofre, um minuto depois, Pedro Batista bisou na partida, aproveitando nova falha do conjunto visitado.

O ritmo frenético não abrandou. Ainda no mesmo minuto, os braguistas recuperaram a posse no meio-campo e Jorge Silva finalizou a jogada em golo.

A dois minutos do fim do duelo, a formação orientada por Tó Neves distanciou-se no marcador. Aos 48’, Pedro Mendes isolou Diogo Seixas, que no um para um com o guardião vianense não desperdiçou e fez o 4-2.

No último minuto, a avalanche ofensiva dos bracarenses originou mais dois golos. Jorge Silva assinou o hat-trick através de um livre direto, após o cartão azul mostrado a Joaquín Fernández por derrubar Diogo Seixas sem bola. Miguel Henriques converteu a grande penalidade assinalada após a infração de Futuro sobre Pedro Mendes, fixando o resultado final em 6-2.

Com este resultado, o HC Braga sobe ao oitavo lugar doCampeonato Placard, com 26 pontos somados. Em contrapartida, a Associação Juventude de Viana mantém os 20 pontos e desce para a 13ª posição. Segue-se a receção dos vianenses ao SL Benfica, dia 24 de abril, pelas 21:00. No dia seguinte, os braguistas deslocam-se até Aveiro, para defrontar a AD Sanjoanense, pelas 18:00.