O dérbi minhoto foi marcado pela supremacia dos galos.

Neste domingo, Gil Vicente FC e Moreirense FC defrontaram-se em Barcelos, casa dos galos, num jogo a contar para a 28ª ronda da Liga Portugal Betclic. Apesar dos gilistas terem provado ser superiores, os cónegos conseguiram ser mais eficazes no remate à baliza.

O início do duelo foi muito calmo. Ambos os conjuntos tentaram construir jogo no centro do campo, mas sem capacidade de produzir uma grande ocasião. No minuto 17, Dinis Pinto recebeu o seu quinto amarelo na competição, o que o impossibilita de defender os axadrezados na próxima jornada.

Passados 24 minutos desde o apito inicial, o número 95 da equipa de Cristiano Bacci trabalhou bem no meio e obrigou o guarda-redes gilista a uma defesa apertada. A primeira parte terminou equilibrada (0-0).

A segunda parte foi diferente da primeira. As formações voltaram motivadas para vencer. Com três minutos de jogo, o lateral direito da equipa visitante, Frimpong, cabeceou para o fundo das redes e fez o primeiro da partida. Em cima da linha, o defesa do Gil Vicente FC ainda tentou aliviar a bola, mas sem sucesso. O lance ainda foi avaliado por possível fora de jogo, mas acabou por se confirmar a legalidade do lance.

Aos 54 minutos, o Moreirense FC esteve perto de fazer o segundo, mas a bola foi desviada em cima da linha pelo defesa gilista, Buatu. Em desvantagem e com chances promissoras da turma visitante, o treinador dos galos, César Peixoto, decidiu realizar três alterações para refrescar a formação ofensiva.

Os reforços fizeram a diferença e, aos 63 minutos, foi criada uma oportunidade clara para os barcelenses igualarem a contagem, mas sem sucesso. Foram se seguindo tentativas de golo de ambos os lados, mas os remates não saíam enquadrados.

Em cima dos 90’, Félix Correia, o número 71 dos galos, bateu um livre e Sandro Cruz quase fez o empate. Seguiram-se onze minutos de compensação e, aos 90+6’, o lateral direito, Zé Carlos, ficou perto de empatar o encontro, mas o guardião axadrezado defendeu. A partida terminou com a vitória da equipa visitante (0-1).

Com este resultado, os conjuntos minhotos mantiveram as suas posições na classificação da Liga Portugal Betclic, com destaque para os cónegos que se aproximam do nono lugar da tabela. No dia 11 de abril, pelas 20:15, os barcelenses irão defrontar o Vitória SC, para a 29ª jornada do campeonato. Na mesma ronda, os axadrezados irão defrontar, no dia 13 de abril, o Rio Ave.

 

Conheça, aqui, os elementos em destaque deste encontro.