Hoje, 15 de abril, Emma Watson celebra o seu 35º aniversário. A atriz e ativista britânica é mais conhecida pelo seu papel na icónica franquia de filmes Harry Potter e pelo seu ativismo na igualdade das mulheres. Watson foi classificada entre as atrizes mais bem pagas do mundo e foi nomeada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2015.
Nascida em Paris em 1990, Watson viveu na região até aos cinco anos, quando os pais se divorciaram. Durante a infância, em Oxfordshire, decidiu ser atriz, tendo começado a ter aulas de teatro, canto e dança na Escola Stagecoach Theatre Arts.
Em 1999, casting para o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) começou. Watson, com apenas nove anos, conseguiu o papel de Hermione Granger, uma das melhores amigas do personagem principal. O filme foi um sucesso mundial e comercial, tendo gerado sete sequelas. Watson ganhou reconhecimento mundial com o papel, ganhando inúmeros prémios ao longo da franquia, entre eles um prémio Young Artist.
Após o sucesso de Harry Potter, a atriz foi à procura de papéis mais sérios. A sua primeira aparição foi no filme A Minha Semana com Marilyn (2011), onde contracena com Eddie Redmayne. Em 2012, atuou no filme As Vantagens de Ser Invisível com Logan Lerman, onde interpretou uma adolescente que se torna amiga de um rapaz deprimido. Outros filmes onde atuou foram o drama criminal The Bling Ring (2013), o thriller Colónia (2015) e o sci-fi O Círculo (2017). Apesar da variedade de papéis, Watson nunca se conseguiu libertar da personagem Hermione Granger, estando as críticas sempre a relembrar a personagem.
Em 2017, a atriz interpretou a princesa Bela na adaptação live-action da Disney. Foi-lhe dada autonomia na representação da princesa, onde a recaracterizou como assistente do pai inventor e incorporou calções e botas no guarda roupa. Na altura, recusou o papel da Cinderela na adaptação live-action e também o papel de Mia no filme La La Land (2017). Watson reapareceu no mundo de Hollywood com o filme Mulherzinhas (2019) de Greta Gerwig. Baseado no clássico de Louisa May Alcott, a atriz interpreta Meg, a irmã mais velha de quatro, Jo (Saiorse Ronan), Amy (Florence Pugh) e Beth (Eliza Scanlen).
Fora a sua carreira de atriz, Watson licenciou-se em literatura inglesa, estudando na Universidade de Brown e na Universidade de Oxford. Em 2014, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. Ela sempre foi uma defensora dos direitos das mulheres e da igualdade de género. De 2016 a 2020, a atriz dirigia um book club online feminista, Our Shared Shelf, para ler e discutir livros de e sobre mulheres.
Desde 2020, Watson não aparece num filme, revelando que não estava feliz com a profissão e que se sentia enjaulada. Ela tinha decidido se afastar de Hollywood para se focar no ativismo, dizendo que estava “curiosa para assumir um papel onde trabalhe para amplificar mais vozes e continuar a aprender com aqueles com experiências diferentes”. No entanto, a atriz diz que voltaria a atuar quando o papel certo aparecer: “Amo o que faço. É encontrar uma maneira de fazer isso sem ter que me dividir em rostos e pessoas diferentes.”





